Ação Inovadora
Startup adapta plataforma para ensinar funcionários de farmácias a lidar com a Covid-19
Oferecendo, desde 2017, uma plataforma para implantação e execução de serviços em farmácias, a startup curitibana Clinicarx começou o ano de 2020 planejando mais do que dobrar o número de estabelecimentos que atendia. A ideia era ir de 1.400 unidades atendidas para três mil. A meta não era à toa: a tendência de ampliação do rol de serviços oferecidos em farmácias vem ficando cada vez mais forte e 2020 deveria ser um ano de virada para vários grupos. Mas veio a pandemia e, com ela, algumas necessidades específicas, tanto do público quanto do setor de saúde.
“Em fevereiro, quando teve o primeiro caso no Brasil, fizemos uma reunião e falamos: ou vamos sentar e olhar o que vai acontecer, ou vamos nos envolver e colocar a nossa plataforma como protagonista”, conta o fundador e CEO da startup, Cassyano Correr. A escolhida foi a segunda opção, o que resultou na suspensão dos planos para a empresa e na criação de um planejamento completamente novo, que trouxe mudanças para os serviços oferecidos - e foi sendo adaptado à medida que novas informações sobre a doença eram conhecidas e divulgadas.
Para as farmácias e seus funcionários, as novidades incluíram treinamentos online sobre a Covid-19, um protocolo inteligente para atendimentos de pacientes com suspeita de infecção por coronavírus e um modelo de padronização de testes de Covid-19 para uma melhor avaliação dos resultados. Já para os consumidores finais, foram criados materiais informativos e de orientação, além de um chatbot gratuito para avaliação de sintomas e um buscador de estabelecimentos que ofereciam exames para detectar a doença.
Em pouco tempo, os resultados começaram a aparecer: entre março e agosto, as visitas ao site da plataforma triplicaram e o volume médio de atendimento nas farmácias clientes cresceu 94%. Além disso, cerca de 20 mil profissionais das farmácias fizeram os treinamentos sobre a doença criados pela Clinicarx, que precisou triplicar o seu quadro de funcionários durante a pandemia.
Mesmo com tantas mudanças de plano, a empresa conseguiu atingir a meta de ampliação de atendimento estabelecida no início do ano. “Quando veio a pandemia, mudamos nossa forma de entregar, mas não nossa meta de crescer. E, nesse ponto, a pandemia ajudou, porque criou um ambiente mais rápido. As farmácias menores que diziam que a transformação digital não era para elas acordaram. A mentalidade de transformação digital evoluiu cinco anos em cinco meses”, avalia Correr.
A Clinicarx também foi selecionada para o programa de aceleração Scale-Up Endeavor, por meio do qual vem recebendo mentorias para garantir um crescimento ainda maior no futuro próximo - para o qual está programada ainda a primeira rodada de investimentos da startup. E enquanto isso não acontece, a equipe já está pensando nos próximos passos relacionados à Covid-19: desenvolver protocolos para a vacinação, já que, conforme Correr, as farmácias e seus profissionais serão essenciais para garantir a ampla imunização da população.