Thumbnail
Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Liderança e empreendedorismo

Ser promovido é uma habilidade

15/12/2020 09:00
Um dos grandes equívocos que percebo no mercado de trabalho é a forma como alguns profissionais encaram o ato da promoção. Muita gente enxerga esse acontecimento como algo linear, como o resultado de uma soma de 2 + 2. Mas, pela minha experiência, ser promovido é, na verdade, uma habilidade a ser aprendida.
Vamos começar pelo básico. Para ser promovido, é imprescindível que você tenha duas habilidades, independente do seu cargo atual, da sua área ou da sua indústria, que são entregar resultados no prazo e se comunicar bem.
Por mais óbvia que a primeira habilidade possa parecer, ela ainda é negligenciada. No segundo caso, o fato de se comunicar bem vai te ajudar não apenas a assumir cargos de liderança, mas também a saber transmitir os seus resultados e os da sua equipe de forma assertiva e relevante. E isso faz toda a diferença na hora de tentar uma promoção.
A lógica vale tanto para a comunicação verbal quanto para a escrita. Na verbal, é importante lembrar de fazer contato visual, de manter boa postura e saber qual tom utilizar em cada situação. Para a comunicação escrita, é essencial que ela seja clara, concisa e direta. Não esqueça de revisar o texto, materiais com erros de digitação ou de português tiram a credibilidade do conteúdo.
Lembre-se também que será promovido alguém que já pensa e trabalha como se ocupasse a posição que está pleiteando. Portanto, para a empresa, independentemente se você é hoje um estagiário ou trainee, é essencial conhecer três fatores: o mercado, o financeiro e os clientes.
Quais são as grandes tendências para o mercado no qual a empresa está inserida? O que mudou nos últimos dez anos e o que pode mudar nos próximos dez? Como as tecnologias emergentes afetam esse mercado? Como a empresa faz dinheiro? Qual o modelo de negócios principal e quais são as fontes de receita? Por fim, quem são os clientes? Por que eles escolhem a sua empresa e não a de um concorrente?
Não estou dizendo que você deva conhecer a fundo as minúcias estruturais de modelo de negócio ou financeiras da companhia, mas se você pleiteia alcançar cargos mais altos, é fundamental saber como a organização funciona de modo holístico.
Então, entendo que ser promovido é uma habilidade porque é algo que pode ser aprendido. Apesar da decisão final estar nas mãos de líderes acima de você, o que você faz para ser bem visto por eles é responsabilidade sua. Além de todos os pontos que listei acima, saiba como comunicar suas vitórias com rapidez e impacto. E, também, como comunicar as falhas de maneira concisa e responsável.
Por isso, enxergar que uma promoção segue uma escala linear é a visão de quem acha que apenas fazer o necessário é suficiente para conquistá-la. Esses profissionais se esquecem de todos os outros pontos de atenção que vão muito além de tarefas diárias. Desenvolver essas habilidades tira a linearidade da equação e abre caminho para que você se torne um profissional dezenas de vezes mais valioso do que quem simplesmente cumpre com suas obrigações.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão