Thumbnail

Inovar também significa encontrar maneiras de surpreender os clientes com aquilo que eles mais valorizam, entregando qualidade, eficiência e experiências memoráveis. Crédito: Freepik.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Chave para o sucesso sustentável

O máximo da inovação é a simplicidade

26/06/2024 19:32
Em tempos de mudança acelerada, é natural que tenhamos uma preocupação crescente com o futuro. Analisamos tendências, procuramos antecipar cenários e investimos em inovação para nos mantermos à frente. Não há dúvidas de que essa abordagem pode gerar resultados positivos. No entanto, em meio a essa corrida rumo ao amanhã, muitas vezes nos esquecemos do valor essencial percebido pelo cliente no presente.
Vejo com frequência empresas que, na ânsia por se destacarem no futuro, negligenciam aspectos fundamentais do seu negócio hoje. Inovar não deve ser sinônimo apenas de adotar tecnologias disruptivas ou de lançar produtos revolucionários. Inovar também significa fazer o básico extraordinariamente bem-feito. É encontrar maneiras de surpreender os clientes com aquilo que eles mais valorizam, entregando qualidade, eficiência e experiências memoráveis.
Para inovar fazendo o simples, é crucial começar por entender profundamente o que o seu cliente valoriza. Isso não se resume apenas a coletar feedbacks, mas a verdadeiramente se colocar no lugar dele e enxergar seu produto ou serviço pelos olhos do usuário final. Por exemplo, na Amazon, valores percebidos pelos clientes e que são imutáveis são preço baixo e velocidade de entrega. Não importa como será o futuro, o consumidor da Amazon continuará querendo comprar com bom preço e receber rápido. E investir em inovar nesses dois pontos é o melhor investimento que o varejista pode fazer.
Como aplicar isso na sua empresa? Aqui estão algumas dicas práticas para colocar esse raciocínio em prática:
  • Conheça seu cliente de verdade: invista tempo em pesquisas de mercado, entrevistas e análise de dados, mas vá além, interagindo com ele de forma ampla para entender os desejos e necessidades reais do seu público-alvo.
  • Simplifique processos: identifique e elimine complexidades desnecessárias que possam estar afetando a experiência do cliente. Muitas vezes, menos é mais.
  • Foque na qualidade: não comprometa a qualidade em prol de novidades. Mantenha um padrão elevado de excelência em tudo o que faz, desde o atendimento ao cliente até a entrega do produto final.
  • Aprimore continuamente: estabeleça um ciclo de melhoria contínua baseado em feedbacks e métricas de desempenho. Pequenos ajustes frequentes podem fazer uma grande diferença.
  • Capacite sua equipe: incentive a inovação no dia a dia, encorajando sua equipe a propor melhorias e soluções criativas para problemas cotidianos.
Inovar fazendo o simples não é apenas uma estratégia viável, mas, muitas vezes, é a chave para o sucesso sustentável a longo prazo. Quando nos concentramos em entregar valor essencial com excelência, não apenas atendemos às expectativas do cliente, mas também construímos uma base sólida para explorar novas oportunidades no futuro. Portanto, antes de correr para o próximo grande avanço, lembre-se de fortalecer o presente. É nesse equilíbrio entre o agora e o amanhã que reside a verdadeira inovação transformadora.

E por falar em inovação, vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.