Allan Costa
Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.
Mergers and Acquisitions
Fusões e Aquisições: uma estratégia de crescimento não-óbvia
Horizontais
- Esse tipo de M&A acontece quando duas empresas que atuam no mesmo mercado - ou seja, são competidoras diretas - se fundem ou uma decide comprar a outra. Um exemplo clássico disso foi a fusão da Brahma com a Antarctica, em 1999, para formar a Ambev. Um M&A horizontal pode acontecer também quando uma determinada empresa quer entrar em uma determinada geografia onde já existe um forte competidor atuante, como quando o Walmart comprou quase 80% da Flipkart, uma das principais empresas de varejo online da Índia, para conseguir ganhar mais tração no mercado indiano. Outro exemplo aconteceu quando o Facebook comprou o Instagram para aumentar a sua presença no mobile.
Verticais
- Em uma compra ou fusão vertical, duas empresas do mesmo segmento estão focadas em momentos diferentes da jornada do consumidor. Esse tipo de M&A acontece quando uma empresa compra um produtor, vendedor, fornecedor, distribuidor ou outra empresa relacionada dentro do mesmo setor. Como exemplos, temos a compra da Strategy& pela PwC e da EMC pela Dell.
Conglomerados
- Por fim, temos compras ou fusões para a formação de conglomerados, que acontece quando duas empresas que atuam em mercados diferentes decidem se unir para formar uma nova companhia. Foi isso que aconteceu quando a Apple comprou a empresa de carros autônomos Drive AI ou na fusão entre Kraft e Heinz.