Thumbnail

Relacionamento, comunicação e tomada de decisão são os pontos fundamentais ao iniciar um novo trabalho.

Allan Costa*

Allan Costa*

Encarando novos desafios

Começando em uma nova empresa? Preste atenção nestes 3 fatores

15/06/2021 12:00
Novos começos nunca são fáceis. No mundo corporativo, isso não é diferente. Podemos ter décadas de experiência, mas começar um desafio em uma nova empresa é sempre um momento único. Podemos ter uma visão geral da cultura e dos processos, mas só saberemos de fato como é aquele mundo quando colocarmos a mão na massa.
Pensando nisso, separei 3 fatores fundamentais nos quais você precisa prestar atenção sempre que estiver prestes a encarar um novo desafio em uma nova empresa.

Relacionamentos

Relacionamentos são complicados e isso é ainda mais verdade no mundo corporativo. Ter uma visão clara de como os relacionamentos funcionam dentro da empresa pode fazer toda a diferença no seu processo de trabalho. O ambiente é mais colaborativo e síncrono? Boa parte do trabalho deve ser entregue de forma assíncrona?
Outro ponto importante: em muitas companhias existem jogos de poder, e buscar entender desde o primeiro dia como esses relacionamentos afetam ou podem afetar o trabalho é essencial.

Comunicação

Busque entender o quanto antes as nuances de comunicação da empresa. Quais são os principais canais? Existem também canais não-oficiais, mas que são amplamente usados pela empresa? A cultura de comunicação é baseada em reuniões ou escrita? Existe uma base de conhecimento acessível a quem está começando?
A hierarquia também faz toda a diferença nas comunicações. Em ambientes mais hierárquicos, as comunicações com superiores muitas vezes devem ser precedidas por uma determinada preparação específica. Em ambientes menos hierárquicos, é comum que juniors possam enviar mensagens diretas a superiores sem grandes problemas.

Tomada de decisão

Acredite: conhecer o processo de tomada de decisão da companhia na qual você está entrando fará muita diferença. Pode parecer um detalhe bobo, e você pode ser levado a pensar que o processo de tomada de decisão é igual para muitas empresas. Não caia neste erro. Algumas áreas e empresas maiores costumam ter um processo de tomada de decisão muito mais lento e cheio de processos, totalmente o contrário do que acontece em startups, por exemplo.
O processo de tomada de decisão é afetado também por outros fatores, como os canais. Se a empresa possui uma cultura de documentar muitas coisas, o processo decisório pode ser muito mais assíncrono; o que pode não acontecer se o padrão é pouca documentação.
Use esses 3 fatores como uma checklist sempre que você se deparar com os desafios inerentes de começar em uma nova empresa. Perceba que os três estão ligados: relacionamentos tem a ver com comunicação, que é fundamental para a tomada de decisão. Busque explorar as nuances de cada um, e o mais rápido possível tente ter uma visão clara de como cada um deles funciona.