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Um time de bons vendedores pode ser a grande diferença entre atingir as metas ou não. Saber como reconhecê-los é fundamental para qualquer liderança. Crédito: Freepik.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Vendas

4 diferenciais de grandes vendedores

29/11/2023 11:21
Vendas são o oxigênio de qualquer empresa. Muitos dos melhores profissionais que conheço são, em última instância, bons vendedores, mesmo que suas funções não estejam diretamente relacionadas a vender.
Um time de bons vendedores pode ser a grande diferença entre atingir as metas ou não. Saber como reconhecê-los é fundamental para qualquer liderança. Ao longo de décadas, percebi que bons vendedores possuem determinadas características que os diferencia do resto.
Pensando nisso, separei 4 características que comumente percebo entre grandes vendedores:
1. Grandes vendedores são ótimos ouvintes
Quando falamos de vendas, muita gente a associa à atividade de falar, buscando falar sem parar sobre todos os benefícios e características do produto ou serviço. Contudo, ótimos vendedores são grandes ouvintes. Eles sabem a hora de falar e sabem que, para que o que eles falem seja realmente poderoso para o cliente, eles precisam, primeiro, aprender a ouvir.
2. Grandes vendedores valorizam cada cliente
Valorizamos cada vez mais os ganhos em escala e, por isso, muitas vezes os vendedores fazem centenas de reuniões ou atendimentos por semana. Isso, contudo, faz com que muitos vendedores encarem seus clientes apenas como números em um CRM, adicionando-os à sua comissão do mês. Grandes vendedores, ao contrário, conseguem estabelecer conexões com cada cliente e tratam cada um deles como único
3. Grandes vendedores focam em valor
Valor é diferente de preço. Comunicar preço é fácil, e é isso que vendedores "convencionais" fazem. A grande diferença está em como comunicar valor. E, nisso, vendedores fora da curva são ótimos. Eles sabem como comunicar o produto ou serviço da forma como o potencial cliente perceba as vantagens, construindo valor e, só então, comunicando o preço.
4. Grandes vendedores constroem relacionamentos
Da mesma forma como no ponto 2, a maioria dos vendedores encaram clientes apenas como números em um CRM, vendo-os como instrumentos para baterem suas metas. Grandes vendedores, por outro lado, buscam criar relacionamentos verdadeiros com os clientes. Isso não apenas faz com que a venda fique muito mais fácil, mas também pode ser um ótimo negócio a longo prazo, já que um relacionamento mais forte com o cliente pode fazer com que ele compre mais no futuro.

E vem aí o GazzSummit

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O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.