Adalberto Generoso*
Cultura de inovação
Transformação digital começa na cultura corporativa
"Por mais brilhante que a estratégia seja, você deve sempre olhar para os resultados", disse Winston Churchill. Quando falamos sobre transformação digital nas empresas, estamos falando única e exclusivamente sobre melhorar desempenho e garantir melhores resultados através de soluções digitais.
Para tanto, temos dois pilares implícitos nesta afirmação acima: o primeiro, que para melhorar desempenho e garantir melhores resultados precisamos mensurar. O segundo, que plataformas e soluções digitais são mensuráveis.
Dado esse cenário, fica mais fácil entender que a transformação
digital começa onde não parecemos dar muita importância: na cultura.
digital começa onde não parecemos dar muita importância: na cultura.
Eis o porquê: para todo e qualquer processo que necessite ser otimizado precisaremos aplicar metodologias de gestão, governança, mensuração e otimização contínua (metodologia ágil está aí para provar que funciona).
Os colaboradores internos e terceiros precisam enxergar como estão performando e onde precisam melhorar. Essa visão enaltecerá naturalmente perfis maker e pessoas movidas a desafios e performance.
"Gestão" e "governança" são termos que soam ir na contramão de "disruptivo" e "inovador". Mas são elas que permitem que toda e qualquer estrutura seja guiada por performance e retroalimente melhorias contínuas.
Agora podemos trazer, ao meu ver, a pergunta que deveria guiar qualquer transformação digital: qual é o nível de maturidade digital da sua empresa hoje?
Pensando nisso, a McKinsey elaborou um estudo** que mapeia os pilares e alavancas que classificam as empresas em quatro níveis de maturidade do marketing digital: iniciantes, emergentes; ascendentes e líderes.
Dentro desse estudo, elaboraram um framework com 4 dimensões e 14 alavancas que direcionam rumo à maturidade digital:
- Pessoas, processos e cultura;
- Dados e tecnologia;
- Investimento e mensuração;
- Jornada e experiência.
O mais interessante é que esse estudo foi direcionado para o marketing digital, mas o conceito pode ser aplicado a todas as áreas da empresa.
"Se situar e entender qual o nível de maturidade digital da sua empresa pode e deve ser o primeiro grande passo para uma transformação digital estruturada e sem falsas promessas ou frustrações futuras", diz o estudo.
Talvez um dos grandes desafios dos CIOs, CTOs e heads de inovação de grandes corporações hoje não seja necessariamente tornar a empresa digital ou viabilizar a plataforma do momento, mas sim encontrar meios de direcionar todos os colaboradores para um caminho guiado à performance. Estamos falando desde o processo de produção à performance em vendas.
"Promova gestão, governança, metodologia e mensuração e receba melhoria contínua". O desafio é como organizar, otimizar processos, mensurar e o mais importante, dar condições e nutrir cada área e equipe com KPIs (indicadores-chave de desempenho) que podem servir de parâmetros de sucesso e de evolução contínua. E, consequentemente, essas KPIs alimentarão as famosas OKRs (objetivos e resultados-chave).
*Adalberto Generoso é CEO da Yapoli. Foi um dos idealizadores do GuiaBolso, ex-sócio e CMO da Cheftime. Possui mais de 10 anos de experiência em marketing e digital com 2 Cannes Lions Cyber.
**O Estado do Marketing Digital no Brasil: 14 alavancas para atingir a maturidade - McKinsey & Co. - 1 de fevereiro de 2019 - Heitor Martins, Marcelo Tripoli, e Leonardo Galvão.