Rafael Mendes
Rafael Mendes é CEO da RP Trader e coautor do livro "Seja Visto e Lembrado", um manual prático para impulsionar vendas.
Mercado de bares e restaurantes
O que não lhe contam sobre franquear seu bar e restaurante?
Dono de bar e restaurante, você já se perguntou: “Como faço para transformar o meu bar e restaurante no próximo McDonald's?”
Estudos apontam que o McDonald’s possui cerca de 31,8 mil lojas espalhadas pelo mundo todo, que empregam mais de 1,6 milhões de pessoas. Além disso, o McDonald's é a maior cadeia de restaurantes de fast food do mundo, servindo mais de 69 milhões de clientes diariamente em mais de 100 países por meio de 40 mil pontos de venda em 2021.
Luciano Ferreira Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel/PR, e Renata Feldmann, CEO da Expandir Franquias, concederam uma entrevista para a nossa coluna e fizemos uma compilação do que eles disseram sobre como conseguimos saber o que não é contado quando um empresário de bar e restaurantes deseja franquear.
1. Qual o tamanho do mercado americano frente ao brasileiro de franquias?
Renata Feldman: Nos EUA, existem mais de 800 mil operações de franquias, enquanto que, no Brasil, temos ainda 184 mil unidades (fonte: Associação Brasileira de Franchising).
O Brasil acolheu o sistema de franquias com a lei estabelecida em 1994, ou seja, muito recente. Nosso mercado de franquias tem muito a ser desenvolvido. Os EUA são o berço da franchising e já atuavam há mais de 100 anos antes de vir ao Brasil. Em estudos da ABF, fica claro que o mercado de franquias consolida sua recuperação e ainda cresce mesmo em cenários como o pós-pandemia.
Pela primeira vez, o faturamento das redes supera os R$ 211 bilhões, um crescimento nominal de 14.3%.
2. Qual é a Missão da Abrasel?
Luciano Ferreira Bartolomeu: Representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo para um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.
3. Por que, para um bar ou restaurante pequenos, franquear pode ser uma boa?
Renata Feldman: O sistema de franquia deveria ser uma diretriz e base de condução para todos os tipos de negócios. Porém, o segmento de alimentação ainda é o que mais usufrui dos benefícios desse sistema. Enquanto ainda se é pequeno, o empresário pode construir o laudo de validação de franquia que antecede a sua entrada ao sistema, pelo qual deve receber o projeto de franqueamento com as premissas e indicadores de sucesso do seu negócio.
Os empresários de bares e restaurantes pequenos, quando adotam a jornada de formatação de franquia, desde seus primeiros anos conseguem tomar decisões mais assertivas nos seguintes aspectos:
a) Alcançar um modelo ideal para o seu bar e restaurante vender mais; b) Acessar novos mercados com maior agilidade e capital de terceiro; c) Diminuir riscos de sobrevivência; d) Atingir níveis elevados de eficiência na gestão e condução das unidades; e e) Possuir retaguarda jurídica para expandir e entregar know-how recebendo por isso.
4. Na percepção da Abrasel, quais são os principais erros de um bar e restaurante que tentam formatar suas franquias sozinhos?
Luciano Ferreira Bartolomeu: Para as empresas, as vantagens de franquear podem elevar a marca a um novo patamar, atrair investimentos e expandir significativamente o negócio. Por essa razão, o empresário deve realizar essa transição de modelo de negócio de maneira sólida e profissional, escolhendo empresas que possuam experiência.
5. Uma vez formatados, quais são os desafios a ser construídos?
Renata Feldman: Primeiro, é alcançar investidores ao seu redor para clonar e replicar seu modelo em mais bairros e cidades. Segundo, é desenvolver nos primeiros franqueados resultados expressivos que gerem prova social e consolidem sua formatação. Terceiro, desenvolver uma expansão profissional com presença em várias frentes de comunicação e marketing. E, detalhe, como novo franqueador, lembre-se de que você não vende mais "hamburguer", você vende dinheiro. Seu franqueado vai almejar resultado igual ou melhor que o seu.
6. Na sua opinião, quais são os cinco principais erros mais frequentes de bares e restaurantes?
Luciano Ferreira Bartolomeu:
- Não buscar o associativismo que traz informações e dicas importantes, além dos benefícios oferecidos;
- Confundir o papel do empreendedor, que não precisa ser responsável pelo financeiro, gestão de pessoas e toda a operação, mas sim focar em empreender e buscar oportunidades;
- Tomar decisões sem contar com uma empresa de assessoria especializada para orientar as escolhas, já que decisões equivocadas podem custar muito dinheiro e tempo perdido;
- Tratar o negócio de forma emocional, em vez de mantê-lo como um empreendimento objetivo;
- Perder oportunidades por não aprofundar o conhecimento e, assim, deixar de aproveitar os benefícios reais que surgem.
Maiores informações de como ser tornar um associado da Abrasel/PR, é só acessar o site.