Já sonhou em entrevistar um dos seus heróis? Bom, eu, Rafael Mendes, compartilho com vocês a super entrevista que fiz com um dos top 3 da minha vida. Marcelo Tas é comunicador e educador. A ênfase do trabalho dele está em explorar as fronteiras da linguagem nas várias mídias em que atua. Entre suas obras destacam-se: o repórter ficcional Ernesto Varela; as séries “Rá-Tim-Bum” da TV Cultura; o CQC, da Band, e o reality “Batalha Makers”, do Discovery Channel.
Atualmente, Marcelo Tas é apresentador do programa Provoca e comentarista do Jornal da Cultura ambos da TV Cultura. Ele também é associado notável da I2AI (International Association of Artificial Inteligence) e membro do conselho consultivo da Fundação Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Confira, abaixo, a entrevista que fiz com ele.
1. Quem é Marcelo Tas e quais são suas principais conquistas?
Minha grande conquista é manter os laços com a minha origem, de menino caipira do interior de São Paulo, nascido numa grande família com gente diversa, de todas partes desse mundão chamado Brasil.
2. O quanto a sua origem influenciou no que você se tornou atualmente como apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor brasileiro?
Quando alguém é criativo, se diz que a pessoa é original. Nem sempre percebemos que ser original tem a ver com se expressar a partir da origem. A minha origem me influenciou e me influencia 100% em tudo que eu fiz e faço.
3. Você tem uma carreira super consolidada, porém sabemos que a vida nem sempre é um mar de rosas. Na sua opinião, como superar obstáculos diários no Brasil e construir um legado que possa transformar a vida das pessoas?
Com o avançar da idade, confirmei na prática o dito popular: os tombos são aquilo que nos move adiante. Superar obstáculos é um desafio à criatividade e à capacidade de ser teimoso. Não abrir mão da estratégia e propósitos de vida. Penso que este é o grande desafio do Brasil: visualizar o futuro com horizonte mais largo, além dos mandatos dos políticos e das paixões políticas ocasionais.
4. Como um profissional pode construir uma marca para que seja sempre visto e lembrado pela audiência?
A criação de uma marca deve buscar qualidade, a pontaria e a emoção. O que fica na memória é o que nos toca o coração. Tenho a alegria de ter participado da criação de projetos que atingiram esta meta como o Castelo Rá-Tim-Bum, o CQC e o Museu do Amanhã. A permanência deles no imaginário coletivo depende de trabalho em equipe alinhado a esses propósitos.
5. Qual é a sua mensagem final para os leitores do GazzConecta?
Estou com 64 anos, trabalho há mais de quatro décadas com educação e comunicação. Por ter vivido na pele diferentes fases da história recente do Brasil, vejo que há sempre oportunidade de conquistas quando superamos diferenças que nos afastam como as crenças religiosas, as paixões políticas, a origem social e, até mesmo, a faixa de idade.
Ultimamente virei militante dessa causa: o Brasil não é mais um país de jovens. Estamos todos juntos e misturados. Desejo prosperidade, firmeza e suavidade para que todos consigamos superar as intolerâncias e construir uma nação mais justa, livre e com melhores oportunidades para todos.
E vem aí o GazzSummit
O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores.
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