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Léo Brazão, da Hub 1601, conversou com Rafael Mendes. Crédito: Divulgação.

Rafael Mendes

Rafael Mendes

Rafael Mendes é CEO da RP Trader e coautor do livro "Seja Visto e Lembrado", um manual prático para impulsionar vendas.

Trader de Vendas

"Inovar é sobre ter coragem de ser imperfeito e criar pontes reais", afirma Léo Brazão

30/05/2025 12:47
Leonardo Brazão, mais conhecido como Léo Brazão, fez uma transição de publicitário para empreendedor, com passagens por grandes multinacionais como IFF, Unilever e Bloomin' Brands. Após esses anos de experiência, ele se reinventou para criar empresas que acreditam no poder da inovação e da colaboração. Atualmente, à frente da consultoria de inovação Hub 1601 e da impact tech fred, que tem como missão revolucionar a educação no Brasil, Léo defende que a inovação não é um caminho seguro – ela é para aqueles que têm coragem de arriscar, errar e recomeçar.
Nesta entrevista, ele compartilha sua jornada empreendedora, os principais aprendizados ao longo do caminho e sua visão sobre a construção de negócios com propósito em um mercado tão desafiador como o brasileiro. Confira a entrevista que ele concedeu para a coluna.
Quem é Léo Brazão e quais são suas principais conquistas?
Léo Brazão: Sou publicitário formado pela ESPM, com MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela FEA-USP e inúmeras especializações em Inovação, Produtos Digitais e UX Design por instituições como Hyper Island, TERA e IDEO. Ao longo de 20 anos, atuei em multinacionais como IFF, Unilever e Bloomin' Brands, construindo estratégias de negócio, liderando agendas de inovação, digital e insights.
Em 2019, deixei o mundo corporativo para empreender e cofundar o Hub 1601, desenvolvendo estratégias de inovação, design thinking e transformação digital. Desde então, lidero a gestão estratégica e operacional da empresa, coordenando desde projetos até finanças, marketing e relacionamento com fornecedores.
Além disso, sou cofundador do fred, uma impact tech que conecta estudantes a oportunidades reais de aprendizado e renda. No Fred, estudantes são remunerados ao resolver desafios propostos por empresas, e podem utilizar esses ganhos para quitar mensalidades, investir em cursos ou sacar o valor. Nossa missão é transformar a educação, democratizar o acesso a oportunidades e criar pontes reais entre mercado e aprendizado. Recentemente, fomos selecionados como residentes pelo Itaipu Parquetec e estamos em fase de captação para expandir ainda mais o impacto da plataforma.
O quanto a sua origem influenciou no que você se tornou atualmente como executivo, empreendedor e profissional da área da inovação?
Léo Brazão: Minha origem é o que mais me moldou. Cresci em uma família que lutou para se reinventar. Vi meus pais abandonarem suas carreiras como professores para empreender no segmento de sustentabilidade, em um período em que o tema ainda era desconhecido. Enfrentaram dificuldades, quase faliram, mas sempre seguiram em frente. Quando o negócio finalmente não resistiu, percebi que não era só minha família que precisava de apoio e um lugar seguro, mas também os empreendedores, que enfrentavam a dura realidade de ver tudo o que dedicaram uma vida inteira para construir simplesmente deixar de existir. Foi nesse momento que entendi que, por trás de cada empreendedor, existe um desafio silencioso, uma história real, de luta e superação.
Essas experiências me ensinaram o valor da resiliência, da empatia e da busca por soluções. Empreender é um desafio constante, mas também é um convite diário à reinvenção. E é isso que levo comigo em cada projeto que crio. Empreender é difícil, mas desistir não é uma opção.
Você tem uma carreira super consolidada no empreendedorismo e na inovação, porém sabemos que a vida nem sempre é um mar de rosas. Na sua opinião, como superar obstáculos diários no Brasil e construir um legado que possa transformar a vida das pessoas?
Léo Brazão: Empreender no Brasil é um grande desafio. Os obstáculos são diários – burocracia, falta de recursos e acesso limitado a oportunidades. Mas acredito que a chave está em construir redes de colaboração e relações de ganha-ganha. É por meio de sociedades e parcerias que mobilizamos mais pessoas, compartilhamos conhecimento e conseguimos avançar, superando barreiras e gerando resultados sustentáveis. Nenhum negócio prospera isolado.
Criar algo que beneficie o presente e o futuro é, para mim, sobre plantar sementes. Investir em soluções que vão além do agora, que gerem oportunidades duradouras. É criar negócios com propósito, pensar no impacto coletivo e na capacidade de inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Porque um legado só faz sentido se for capaz de transformar realidades e deixar o mundo um pouco melhor do que e recompensados de forma justa.
Como um profissional pode construir uma marca para que seja sempre vista e lembrada pela audiência?
Léo Brazão: Marcas inesquecíveis se constroem com atitudes reais, coragem para assumir vulnerabilidades e capacidade de criar conexões genuínas. Crescem quando se envolvem em causas relevantes, geram impacto e se abrem para parcerias que somam.
São feitas de coragem para assumir vulnerabilidades, criar conexões genuínas e gerar impacto além do comercial. Crescem quando se envolvem em causas relevantes, abraçam o imperfeito e se abrem para parcerias que somam. Marcas fortes são aquelas que escutam, aprendem e compartilham – porque histórias verdadeiras são as que permanecem.
Qual é a sua mensagem final para os leitores do Gazz Conecta?
Léo Brazão: Como diz um ditado chinês, "as árvores murcham se forem arrancadas, enquanto os seres humanos prosperam com o movimento". E é no movimento, no risco e na experimentação que construímos novas realidades.
Se eu puder deixar uma provocação, é esta: comece. Hoje. Não amanhã. Não depois. Porque o futuro é moldado pelos passos que temos coragem de dar agora.
O que você pode começar hoje, mesmo que pareça pequeno, que pode transformar o seu amanhã?
Comece. Porque quem tem coragem para começar, já está um passo à frente de quem apenas espera.