Thumbnail

Digitalização e assinatura eletrônica de contratos foram avanços importantes, mas não resolveram todos esses desafios. Crédito: Divulgação

José Manuel Jiménez

José Manuel Jiménez

José Manuel Jiménez é advogado, CEO e fundador da Webdox, empresa líder de software de gestão do ciclo de vida de contratos (CLMS) na América Latina

GazzConecta Colab

Tecnologia reduz complexidade da gestão de contratos nas empresas

06/12/2024 19:13
O setor jurídico das empresas tem um desafio imensurável na gestão dos contratos. Em alto volume, com muitas versões e, às vezes, a necessidade de traduções e validações e assinaturas de diferentes áreas e players, esses documentos precisam passar por análises detalhadas, revisões minuciosas, além de serem muito bem gerenciados para evitar erros.
O ciclo de vida de um contrato dentro de uma empresa  envolve várias etapas, que começam com a solicitação inicial do contrato até o seu encerramento, contendo aí a negociação, aprovação, assinatura e gerenciamento contínuo. A digitalização e assinatura eletrônica de contratos já foi um avanço importante quando pensamos no gerenciamento desses documentos em papel e necessidades de assinaturas, armazenamento, correções, atualizações, e acompanhamento. Porém, ela não resolveu todos esses desafios, pois essas etapas muitas vezes seguem necessitando de diferentes plataformas e muito capital humano para que ocorram com segurança.
A tecnologia tem mudado esse cenário. Com o CLM, plataforma que gerencia todo o ciclo de vida de um contrato, é possível que as empresas criem, negociem, assinem, armazenem e monitorem esses documentos de maneira eficiente e segura, pois ele tem a capacidade de integrar outros sistemas empresariais  - como ERPs, CRMs, além de ter o processo de assinatura eletrônica feito dentro da plataforma.
Na prática, isso significa mais segurança e governança na gestão de contratos empresariais, com a redução de erros e mais tempo para os profissionais do setor atuarem em trabalhos estratégicos.

IA: nova aliada

Agora, com a entrada da Inteligência Artificial (IA) nessa equação, temos um cenário ainda mais promissor no que se refere a uma gestão eficiente dos contratos, otimização do tempo das equipes jurídicas, e compliance. Com o uso de IA, a etapa de revisão e análise de contratos pode ter uma redução de tempo de até 90%, isso com uma garantia maior de confiabilidade nesses processos.
Conforme o estudo “AI in contracting: an untapped revolution”, realizado pela World Commerce and Contracting, incluir ferramentas de inteligência artificial na rotina de gestão de contratos representa uma economia de 38% em custos para as empresas com tarefas jurídicas. Segundo a mesma pesquisa, o processo completo da gestão dos contratos pode consumir até 68% do tempo que as equipes legais dedicam às suas tarefas cotidianas.
Todas as interações contratuais podem ser mais rápidas com o uso de inteligência artificial. Além disso, considerando as complexidades legais de cada país, a IA pode ser treinada especificamente para o mercado brasileiro, com o objetivo de gerar um assistente contratual que conheça as particularidades locais.
Isso facilita a navegação pela informação e o entendimento de contratos ao fornecer explicações rápidas e simplificadas de termos legais e técnicos. Uma pessoa de vendas, por exemplo, que não entende sobre cláusula de responsabilidade, pode receber a explicação direto da IA, facilitando todo o ciclo.
Com sistemas de gestão baseados em IA e novas tecnologias, os advogados passam a ter acesso extremamente rápido a informações essenciais em enormes volumes de dados, podendo categorizar e buscar informações contratuais de forma ágil e objetiva e prever informações de um contrato a partir de sua história.
Logo, eu penso que a IA não é apenas uma tecnologia, é uma aliada. Com ela, simplificamos processos complexos, otimizamos tempo e garantimos a segurança em cada etapa do ciclo de vida dos contratos.