Novembro está para Barcelona como março está para Curitiba. Explico: nesses dois meses, os agentes que fomentam e vivem a inovação realizam uma série de eventos que confluem esforços nessas duas cidades inteligentes, referências globais em projetos e ações voltados ao bem-estar da sociedade, que unem áreas como urbanismo, sustentabilidade, mobilidade e tecnologia.
Se há alguns anos essa comparação podia soar leviana, ou ufanista, em 2024 ela nada mais é do que a realidade. Realidade de um movimento que tivemos a satisfação de iniciar em 2011 com o iCities e que, neste último mês de março, reuniu diversos eventos e iniciativas com foco na inovação em Curitiba.
E tudo da melhor forma, dentro do ecossistema regional (e global) aqui ancorado pelo Vale do Pinhão: tivemos a Convenção da Regional Curitiba do Sebrae/PR, um encontro que também tratou de pilares relacionados à inovação; participamos do lançamento do Pinhão Hub, a nova sede do Vale do Pinhão no antigo Moinho Rebouças, projeto criado em 2017 pela Prefeitura de Curitiba. Paralelamente, o Sebrae/PR sediou ainda o XXI Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe).
Na sequência, foi realizada a Feira de Inovação da Rua XV de Novembro – o primeiro calçadão público do Brasil – reunindo estandes com soluções de Curitiba e região metropolitana, em dois dias aberto ao público. Sediamos, ainda, a Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes, a FIDI, que une esforços turísticos da Ibero América.
O empreendedor Thiago Francisco, idealizador do Vale do Pinhão, lançou este ano o Festival de Inovação de Curitiba, num formato disruptivo de ciclos de pitches em oito bares da cidade. Foram 92 palestrantes em 29 eventos, durante cinco noites.
O governo do Paraná também fez um anúncio de porte: a Fábrica de Ideias, que vai ocupar o espaço da antiga fábrica da Ambev, no Rebouças, reforçando ainda mais a vizinhança do Vale do Pinhão. Estamos testemunhando o surgimento do 22@ de Curitiba, tal como Barcelona? O tempo (em breve) nos dirá...
Isso tudo como “esquenta” da quinta edição do Smart City Expo Curitiba, com uma comitiva de 80 pessoas da Smart Week durante toda a semana, além do público recorde de 16,8 mil pessoas em três dias de evento. Começamos com um coquetel na Ligga Arena, anunciada como nova sede da edição 2025 do evento. Nesse mesmo dia, o prefeito Rafael Greca lançou o livro Innovate Curitiba, projeto global de marketing de lugares inovadores e smart cities que reúne mais de 20 mil cases de 60 cidades e regiões do mundo.
Como pontos altos da programação, a palestra do keynote Kobra, painelista de renome mundial, que incentiva a inteligência das cidades por meio da arte; e a entrega do inédito Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, no palco do grande auditório do Teatro Positivo, para as iniciativas mais inteligentes do país.
Como se não bastasse, a semana de tantos eventos e realizações foi encerrada com show de Roberto Carlos na Ligga Arena! Ao todo, por baixo, podemos dizer que 50 mil pessoas foram impactadas em todos estes eventos. A inovação pulsa em nossa cidade, incentiva nossos empreendimentos, parcerias e iniciativas dentro da triplice hélice que mescla poder público, academia e iniciativa privada, e felizmente podemos dizer que o melhor ainda está por vir.