Thumbnail
João Kepler

João Kepler

João Kepler é escritor, educador, anjo-investidor, conferencista, apresentador do programa PIVOTANDO no SBT News. É autor de 11 livros, especialista em nova economia, equity, startups e negócios inovadores. Foi premiado quatro vezes como o Melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. Também foi premiado pelo iBest como Top #1 do Brasil em Economia e Negócios. Kepler ainda é CVO da Bossa Invest - Venture Capital e CEO da Equity Fund - Private Equity.

Comportamento do consumo digital

Os cinco pilares para atrair a atenção do consumidor digital

28/08/2020 15:12
Nos últimos meses, boa parte das empresas tidas como tradicionais se depararam com um enorme desafio que se deu em função da necessidade vital de adaptação do negócio para sobreviver ao mercado e ingressar no universo digital. O que muitas talvez ainda não tenham entendido é que se você quer vender no digital é preciso entender a necessidade e o comportamento do consumidor hoje em dia.
Neste sentido, são cinco pilares que fundamentam esta relação e que podem ser melhor compreendidos com a imagem abaixo. Esses atributos (recomendação, entretenimento e comunidade) refletem (ou deveriam refletir) a preocupação de quem está do outro lado oferecendo um serviço e/ou produto para os novos consumidores. Só assim é possível atrair a atenção dos seus clientes e gerar interatividade, fidelização e recompra, além do valor para o dinheiro do cliente.
Perceba que o comportamento do consumo digital é de certa forma muito similar ao comportamento e a experiência de compra no offline. Nós humanos ansiamos por uma experiência mais humana no mundo digital.
É claro que faltam desenvolver muitos aspectos para isso, até por isso, estamos muito longe ainda de deixarmos de ter lojas físicas, afinal, para essa substituição será necessário um contínuo avanço na tecnologia. No entanto, fica a certeza de que a integração dos recursos de recomendação, entretenimento e envolvimento da comunidade, já é o primeiro passo nessa direção porque é capaz de simular muitos dos aspectos mais agradáveis das compras no mundo físico com a praticidade do mundo digital.