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“(…) Você já sabe o que define um público-alvo. Já a persona é um perfil mais detalhado do que seria o seu comprador ideal e não as características de um grupo.”

João Kepler

João Kepler

João Kepler é escritor, educador, anjo-investidor, conferencista, apresentador do programa PIVOTANDO no SBT News. É autor de 11 livros, especialista em nova economia, equity, startups e negócios inovadores. Foi premiado quatro vezes como o Melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. Também foi premiado pelo iBest como Top #1 do Brasil em Economia e Negócios. Kepler ainda é CVO da Bossa Invest - Venture Capital e CEO da Equity Fund - Private Equity.

Conheça seu público

Com quem você quer falar?

08/04/2021 14:08
Um dos maiores desafios de qualquer empresa e até mesmo de pessoas que geram conteúdo ou vendem seus produtos é falar com as pessoas certas. Como assim, João? Eu explico. De nada adianta você investir em publicidade, posts bem elaborados, artigos bem escritos, se você entregá-los a pessoas que não se interessam pelo que você está oferecendo, simples assim.
Descubra o seu público, a persona que você ou o seu negócio quer falar, se relacionar, interagir ou vender. Não perca tempo com gente que não tem fit ou que não quer ouvir o que você fala.
Sendo assim, nunca é demais lembrar que público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços. Ou seja, um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses em comum e assim por diante.
Sem contar ainda que, em um mercado extremamente concorrido, é necessário desenvolver estratégias para que os produtos ou serviços da empresa cheguem até os consumidores e consigam despertar o interesse deles. Porém, essa comunicação deve ser direcionada corretamente para o público-alvo do negócio para ter maiores chances de sucesso.
Assim, ao se construir um processo de comunicação voltado para os objetivos de mercado e para o público-alvo do negócio, há mais possibilidades de a empresa conseguir aumentar a sua base de consumidores. Além disso, há maior oportunidade de fidelizar aquelas pessoas que compram com certa frequência na sua loja ou escritório.
Por fim, pode até ser difícil de aceitar para algumas pessoas, mas nem todo mundo está interessado nos seus produtos ou serviços. Mas há quem queira comprar e é para essas pessoas que se deve vender. Procure conhecer e entender o perfil do seu público-alvo para que possa desenvolver campanhas direcionadas a eles, o que tornará o seu trabalho mais eficiente.
E, para que não restem mais dúvidas, você já sabe o que define um público-alvo. Já a persona é um perfil mais detalhado do que seria o seu comprador ideal e não as características de um grupo.
Para algumas pessoas, a dica do artigo de hoje pode até ser óbvia. Mas se fosse tão simples assim, não haveria tanta gente errando. Pense nisso e bons negócios!