Andre Inohara
Andre Inohara é cofundador e CEO da Inovasia, consultoria de educação executiva que ajuda empresas brasileiras a se conectar aos modelos mais disruptivos de negócios na Ásia. Antes de criar a Inovasia, André atuou como assessor de comunicação na Amcham, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, e ajudou a criar o conteúdo multiplataforma da entidade. É jornalista e administrador, com MBA em Informações Financeiras pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e pós-graduação em Comunicação Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Economia prateada
China promove acessibilidade digital de idosos com foco em inclusão e mercado trilionário
código é baixado por meio de aplicativo de celular e os usuários respondem a
uma série de perguntas, como histórico de viagens realizadas, contato
com pessoas e lugares e sintomas de saúde. Baseado nas informações, o
aplicativo emite uma cor verde, amarela ou vermelha. Como é obrigatório
apresentar o QR code de saúde em todos os lugares, a entrada em estabelecimentos
e serviços públicos só é permitida se a cor estiver verde (saudável).
Incidentes dessa natureza lembram à China que uma parcela importante da população está ficando sem acesso a serviços essenciais por falta de inclusão digital. Cidadãos que, apesar da pouca familiaridade tecnológica, são economicamente estáveis e têm excelente poder aquisitivo.
diminuir o abismo digital da população sênior. Uma diretriz emitida pelo Conselho de Estado da China estabelece a
criação de mecanismos de longo prazo para superar a "divisão digital"
entre as pessoas mais velhas até 2022.
Ministério dos Transportes se reuniu com oito dos maiores operadores de carona
do país, incluindo a Didi Chuxing (controladora da 99) e a Gaode, para discutir
formas de tornar as viagens mais amigáveis para os idosos. A Gaode, financiada pelo Alibaba, lançou novos serviços
para esse
público, tendo funções como um
clique de carona
que não
exige a digitação do destino, além do serviço ter letras maiores
para facilitar a leitura.
pagamentos em dinheiro. A autoridade monetária também anunciou que 16
organizações foram multadas pela violação de direito.
da Indústria e Tecnologia da Informação iniciou um programa para tornar 115
sites de serviços públicos e 43 aplicativos em transporte, redes sociais,
e-commerce, saúde e outras áreas de idosos mais fáceis de navegar. Os
principais aplicativos da China foram naturalmente incluídos: WeChat, Alipay,
JD, Douyin e Ctrip.
De olho em um mercado trilionário
os não adeptos à tecnologia começaram comprando verduras e frutas pela
internet. Diante das experiências bem sucedidas, expandiram rapidamente suas
compras para itens não essenciais.
suas lojas físicas para ajudar os clientes idosos a entender tudo, desde
pagamentos digitais até serviços de robôs. Na sua rede de supermercados Seven
Fresh, a JD orienta o público maduro a fazer pedidos online, que são entregues nas
casas em horários específicos.
podem esperar pelos medicamentos comprados em um sofá dentro da loja e pagar online
com a ajuda de assistentes. Além disso, há profissionais de saúde preparados
para dar aconselhamento médico.
Não só na China, mas no mundo todo, a economia prateada tem alto potencial. Ele representa a terceira maior economia do mundo e a expectativa para 2020 é de movimentar 15 trilhões de dólares. No Brasil, esse número é de 1,8 trilhão de reais (ou aproximadamente 360 bilhões de dólares), de acordo com a Harvard Business Review & Locomotiva.