Andre Inohara
Andre Inohara é cofundador e CEO da Inovasia, consultoria de educação executiva que ajuda empresas brasileiras a se conectar aos modelos mais disruptivos de negócios na Ásia. Antes de criar a Inovasia, André atuou como assessor de comunicação na Amcham, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, e ajudou a criar o conteúdo multiplataforma da entidade. É jornalista e administrador, com MBA em Informações Financeiras pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e pós-graduação em Comunicação Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Coluna
O “bônus demográfico” da China está acabando; problemas à vista?
Gigante
se tornou o único país do mundo a atingir a marca de 1 bilhão de usuários de internet
dentro de seu território.
de comunicações da humanidade. Centenas de milhares de antenas e bases de banda
larga passam por regiões desenvolvidas, como Xangai e Pequim, e chegam até as
mais remotas, incluindo o Tibete e o Himalaia chinês.
Comparado ao censo de 2010, a China revela uma mudança de perfil demográfico que vai influenciar diretamente o ritmo de crescimento da economia e a dinâmica dos negócios.
Encarar a mudança
do bônus demográfico para crescer muito. Agora que ele está deixando de existir,
as empresas terão que se preparar
para os efeitos da mudança
de perfil populacional. Levará algum tempo para isso acontecer, mas ecossistemas
importantes de inovação chineses serão cada vez mais desafiados a se adaptar à
nova realidade.
Se faltarem trabalhadores, será preciso aumentar os salários para que novos sejam atraídos. Se isso não acontecer, as grandes empresas certamente vão transferir linhas de produção para países vizinhos em estágios anteriores de desenvolvimento, como Vietnã e Índia.
trabalhadores não qualificados. Aplicativos de carona e de entrega de comida
são extremamente dependentes dessa mão-de-obra barata, que hoje é muito disponível.
Fato é que, com a mudança populacional dos próximos anos, será preciso
reavaliar a forma de fazer negócios nesse setor.
Novos desafios e oportunidades
inglês) é um dos mais promissores. Em 2019, o mercado chinês de SaaS movimentou
19,4 bilhões de renminbi (US$ 3 bilhões) e, em seguida, cresceu 34,2% em 2020.
As projeções para 2021 são de manutenção do ritmo.
muito em função do envelhecimento populacional. Empresas de saúde, como a líder
WeDoctor (da Tencent), JD Health e Medlive estão entre as preferidas do público
atualmente devido sua destacada atuação durante a pandemia de 2019.