Andre Inohara
Andre Inohara é cofundador e CEO da Inovasia, consultoria de educação executiva que ajuda empresas brasileiras a se conectar aos modelos mais disruptivos de negócios na Ásia. Antes de criar a Inovasia, André atuou como assessor de comunicação na Amcham, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, e ajudou a criar o conteúdo multiplataforma da entidade. É jornalista e administrador, com MBA em Informações Financeiras pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e pós-graduação em Comunicação Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Live shopping
Na Black Friday mais interativa dos últimos tempos, inspiração vem da China
live shopping para turbinar as vendas. Nesse formato, o comerciante patrocina
um evento de compras pela internet com artistas e celebridades contratadas para
entreter a audiência, ao mesmo tempo em que a marca interage com a plateia
anunciando seus produtos. Essa tendência veio da China e chegou para ficar.
e também objetivo declarado do Magazine Luiza. Segundo a rede, a iniciativa do
megashow ao vivo é para fazer com que o brasileiro veja a Black Friday não só
como data de compras, mas de festa e entretenimento.
direcionado ao e-commerce da marca. Além disso, o usuário pode escolher o
evento que quiser e até ativar lembretes de lives futuras. Para comprar, ele
não terá que sair da live. Os produtos vão aparecer na parte de baixo da tela e
basta escolher a opção em tempo real com um clique. Em seguida, é só definir
cor, tamanho e forma de pagamento.
live é uma forma de consumo mais social. “O que nos guia é nossa criatividade e
um conteúdo que ajude as marcas parceiras a vender.” Além disso, as lives se
comunicam de forma criativa com o público. “É uma experiência realmente
completa ao consumidor e um marco sem volta nesse mercado no Brasil.”
Comércio chinês
companhia. Esse indicador representa a soma de tudo o que as lojas dentro de um
marketplace como o Alibaba vende. O que vai para o bolso do Alibaba,
efetivamente, é a comissão cobrada dessas lojinhas. Que, pelos resultados
divulgados, não será pouco.
disse com toda razão que o livestream se tornou uma “ferramenta indispensável
de marketing”. O livestream é responsável por cerca de 7,5% das vendas totais
do Alibaba, mas vem ganhando espaço e valor.
eletrônico por livestream na China deve terminar o ano avaliado em 1
trilhão de renminbi (ou quase 150 bilhões de dólares). Se confirmado, será mais
que o dobro dos 434 bilhões de renminbi (64 milhões de dólares) de 2019.
Chegou para ficar
shows diários de fitness, maquiagem e culinária e o Facebook inaugurou canais
de live shopping na plataforma, inclusive no Instagram.