Thumbnail

Milton Beck e Heloisa Garrett em evento do LIDE Paraná em Curitiba. Crédito: Rubens Nemitz Jr.

Heloisa Garrett

Heloisa Garrett

Heloisa Garrett é Presidente do LIDE Paraná.

Entrevista

LinkedIn: a influência no mercado da rede com mais de 1 bilhão de usuários no mundo

29/07/2024 16:01
Ele cursou engenharia e tentou empreender seguindo os negócios da família, fabricando guarda-chuvas, mas a ampla concorrência após a abertura do mercado com o Plano Real, em meados da década de 1990, inviabilizou sua vontade de escalar o negócio.
No entanto, o conhecimento e a habilidade em gestão o levaram ao caminho da consultoria, que o fez chegar à Microsoft, gigante americana que estava crescendo na América Latina. Na companhia, entre outros feitos, foi responsável por lançar no Brasil o Xbox em 2006.
Hoje, Milton Beck lidera a operação do LinkedIn, a maior rede social focada em negócios do mundo, na América Latina e na África. Aqui, ele conta sobre como a liderança e influência são essenciais hoje, principalmente no ambiente das redes sociais.
Hoje, você lidera um time que forma opinião e dá o tom ao mercado. Como é essa responsabilidade para você?
Milton Beck: O LinkedIn, hoje, é a representação digital do mercado mundial de trabalho. Eu fui o primeiro colaborador no Brasil – portanto, o mais antigo. Hoje, temos 18 mil pessoas no time, atuando diretamente para criar ferramentas e soluções para o mercado. Comecei no LinkedIn há 12 anos e é incrível ver e participar ativamente dos avanços e mudanças que têm ditado o mercado. Há 10 anos, a preocupação dos empresários era ver seus colaboradores usando o LinkedIn para buscarem outra posição no mercado. Hoje, esses mesmos empresários usam a rede como uma ferramenta de retenção de talentos. 
Durante a pandemia, vimos emergir nas redes sociais um sem número de influenciadores. No LinkedIn, também vemos uma distância entre a vida real e o perfil digital. Você acredita que essa vida digital versus a vida real é "uma faca de dois gumes"?
O papel aceita tudo (rs). Hoje, quando um profissional se vende bem no seu perfil, mas a realidade é muito divergente daquilo que ele apresenta, isso não se sustenta. O mesmo pode ocorrer com uma empresa e sua estratégia para atração de talentos ou negócios. Você pode destacar seus pontos fortes e qualidades, além de buscar formas de desenvolver habilidades para se diferenciar no mercado. No entanto, mentir é a pior saída. Hoje, todos podem ter as informações que colocam em seu perfil validadas. A internet é um livro aberto.
Como a inteligência artificial vai favorecer os empregadores?
Assim como o acesso à internet e o smartphone revolucionaram a nossa forma de viver, a IA será - e em muitos negócios já é - uma revolução. Todas as funções repetitivas e robóticas serão substituídas e os profissionais que não se adaptarem para trabalhar com IA serão substituídos por aqueles que terão essa habilidade. É um caminho sem volta. Agora, aqueles que souberem desenvolver habilidades criativas e relacionais, esses serão cada vez mais bem remunerados e disputados entre os empregadores.
Como você vê a influência do LinkedIn hoje no mercado de trabalho?
O LinkedIn é uma representação digital da força de trabalho mundial. São mais de 1 bilhão de usuários, ou seja, metade da população produtiva do planeta. O Brasil é o terceiro país em usuários no mundo. Temos uma área de conteúdo pautada por jornalistas que atuam com muita propriedade nas pautas da plataforma, além de investimentos em tecnologia para dar suporte à rede de usuários. Mesmo assim, algumas vagas de trabalho, em lugares remotos do Brasil, são preenchidas com anúncio de carro de som. Nosso objetivo é sempre oferecer ferramentas para acompanhar as mudanças no mercado, fazer com que os profissionais e empresas sejam cada vez mais preparados às mudanças. Só na área de cursos, temos mais de 22 mil possibilidades de formação e aprimoramento que estão disponíveis para os usuários da plataforma.