Thumbnail

O Sebrae acredita que pessoas com capacidade de liderança são os agentes impulsionadores do desenvolvimento de setores econômicos, territórios, comunidades e organizações.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Capacidades de Liderança

Polo Nacional de Lideranças: uma estratégia de mudança de patamar no desenvolvimento de líderes no Brasil

30/01/2023 16:25
Cada vez mais relevante, o segmento da micro e da pequena empresa representa cerca de 30% do PIB brasileiro e é um dos principais fatores geradores de emprego e renda no país.  Ações de promoção e desenvolvimento dos pequenos negócios acontecem, em grande parte, através de atividades e projetos realizados em parceria com entidades públicas, privadas e do terceiro setor representadas por seu líderes.
Desenvolvido para ter uma atuação transversal a todas as estratégias e projetos do Sistema SEBRAE o Polo Nacional de Lideranças adquire caráter não só estratégico, mas também sistêmico, capaz de influenciar e potencializar resultados de milhares de ações que promovem o desenvolvimento dos pequenos negócios em todo Brasil.
O Sebrae acredita que pessoas com capacidade de liderança são os agentes impulsionadores do desenvolvimento de setores econômicos, territórios, comunidades e organizações, promovendo e conduzindo mudanças na sociedade e direcionando as organizações no caminho do sucesso.
O Polo de Liderança foi criado para ser uma referência brasileira no desenvolvimento de lideranças no ambiente dos pequenos negócios, possibilitando experiências, conhecimento e conexões entre os líderes que se engajam na defesa das causas transformadoras no ecossistema do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas.
O perfil das lideranças brasileiras participantes do ecossistema das micro e pequenas empresas é amplo e diverso, consistindo de líderes caracterizados por sua atuação no setor empresarial, político, comunitário, em ambiente de inovação e conhecimento, bem como os que se dedicam às causas relacionadas à diversidade e inclusão, meio ambiente entre outros. Precisamos potencializar a ação desses líderes.
O Polo de Liderança alicerçou suas ações em cinco focos distintos: visão estratégica para enxergar a melhor direção, conhecimento e experiência para traçar os melhores caminhos, direcionamento para orientar suas ações e protagonismo para liderar a transformação desejada.
Com o Polo, o Sebrae quer estar junto a esses líderes, entregando informações e conhecimento que sejam significativos e impactantes, partindo da preparação pessoal e alcançando a transformação nos pequenos negócios e na sociedade.
Uma boa liderança é capaz de impulsionar uma comunidade, promover mudanças na sociedade e de potencializar o segmento da pequena empresa no caminho do sucesso.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão