Thumbnail

Líderes que fazem escolhas baseadas em valores qualificam suas decisões como autênticas.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Polo Nacional de Lideranças - SEBRAE

A importância dos valores essenciais para os líderes

02/03/2023 19:36
Valor é a crença mais profunda que descreve com autenticidade a alma das pessoas. Com essa frase, John C. Maxwell, escritor americano, expressa a importância do tema. Os valores são essenciais na formação da identidade e são alicerçados nas crenças mais arraigadas das pessoas. Influencia, diretamente, seus modelos mentais, atitudes, comportamentos e decisões. Líderes são, essencialmente, tomadores de decisões.
Líderes que fazem escolhas baseadas em valores qualificam suas decisões como autênticas. Toda decisão reforça os valores essenciais de quem queremos ser. Quando comportamentos e valores estão desalinhados, cria-se uma clara desconexão entre os lados racional e emocional. Por outro lado, quando o líder entende e é coerente com seus valores aumenta a sintonia com seu propósito de vida. Seguir os valores como base de orientação para tomada de decisões geralmente traz satisfação, alegria, com contribuições que têm significado tanto para o próprio líder, quanto para a organização que ele dirige e para a comunidade de uma forma em geral.
Para que o líder possa desenvolver uma visão coerente que expresse seus valores e sua identidade, deverá se preparar e participar de diversos tipos de atividades de autoconhecimento. Autoconhecer-se para ser mestre de si mesmo é um dos pilares das capacitações propostas pelo Polo Nacional de Lideranças do Sistema SEBRAE. Ao se conhecer e passar a tomar decisões baseadas em seus valores, o líder irá na direção que o fará promover equilíbrio e harmonia em suas atividades.
São os valores que definem como a liderança ocorre e o modelo e o estilo de liderança que é adotado. Por exemplo, líderes autocráticos possuem valores autocráticos. Tomam decisões do tipo “top-down”, porque entendem que é desse jeito que o mundo funciona. Por outro lado, líderes democráticos possuem a crença de que os grupos de trabalho colaborativos podem ajudar na tomada de melhores decisões. Visões de mundo, crenças e valores absolutamente distintos. Existem diversos tipos de modelos e estilos de lideranças, mas todos eles se sustentam nos valores que os líderes possuem.
A liderança baseada em valores promove a tomada de decisões que gera maior confiança e atribui maior credibilidade às funções de liderança. As ações dos líderes são mais transparentes, pois não se dá pela conveniência do momento, mas por princípios conhecidos. Isso tudo ajuda o líder a ser mais autêntico (ser quem ele é) junto aos colaboradores e parceiros com quem faz negócios.
A cultura organizacional também sofre impactos diretos dos valores de seus líderes. Explicitar os valores organizacionais contribui na orientação de direção, inspiração e motivação dos colaboradores e stakeholders de uma maneira em geral. Quanto mais clareza existir sobre os valores organizacionais, maior será a eficácia do líder junto aos liderados e à organização a qual representa.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão