Thumbnail

Alguns assuntos são fundamentais dentro da visão de ecoinovação. Tecnologia verde, economia de baixo carbono e eficiência energética são alguns deles.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

Sustentabilidade

Ecoinovação: inovação para um futuro sustentável

02/10/2023 19:46
Já parou pra pensar quantas vezes você ouviu ou usou a palavra inovação nos últimos tempos? E a palavra sustentabilidade, meio ambiente e clima? Esses são assuntos recorrentes no nosso dia a dia e que se conectam cada vez mais no mundo empresarial e na economia. Na verdade, tanto o assunto inovação quanto a sustentabilidade são transversais à maioria dos negócios - e também são urgentes.
A convite da CNI (Confederação Nacional da Indústria), participei junto com o time do GazzConecta do 10o Congresso Internacional de Inovação na Indústria. Evento que trouxe como tema central a ecoinovação. As ecoinovações são novos produtos, serviços, processos, métodos e modelos de negócios que contribuem para superar a crise ambiental e social que vivemos. É uma nova abordagem da Gestão para a Sustentabilidade.
Alguns assuntos são fundamentais dentro da visão de ecoinovação. Tecnologia verde, economia de baixo carbono, eficiência energética, sistema financeiro verde, desenvolvimento sustentável. Temas que podem parecer estranhos para muitas pessoas, mas que têm direcionado políticas e orçamentos públicos e empresariais. Quase metade das indústrias brasileiras já têm projetos ou plano de ação formal em ecoinovação.
Vale a pena conhecer os conceitos desses temas, pois certamente eles estarão cada vez mais presentes no vocabulário empresarial.
Tecnologia Verde. A tecnologia verde (ou Green IT) consiste em um conjunto de práticas relacionadas à tecnologia que têm como foco a sustentabilidade. Por meio de inovações tecnológicas e o uso de recursos de TI de uma maneira mais responsável, é possível contribuir para o futuro do planeta. A tecnologia verde é aplicada na extração de matérias-primas, fabricação, distribuição, uso e descarte.
Economia de baixo carbono. A economia de baixo carbono pretende reduzir impactos do meio ambiente e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento dos países. Um dos pilares dessa mudança é a busca pela diminuição das emissões de gases do efeito estufa (GEE), com a ampliação do uso de energias limpas e atribuições de custos aos impactos gerados pela emissão de gases poluentes com o crédito de carbono.
Eficiência Energética. Eficiência energética é diminuir o gasto de energia para produzir a mesma quantidade de produtos. Ao mesmo tempo, busca reduzir o gasto financeiro com energia. Para isso, é necessário investir em processos e produtos energeticamente eficientes.
Sistema Financeiro Verde. No ranking dos riscos mais prováveis de impactar a estabilidade global, as questões ambientais são o grande destaque. Os riscos da sustentabilidade podem desencadear uma perda de valor econômico ou da confiança no mercado financeiro.
O sistema financeiro verde propõe uma reorganização da estrutura financeira com o objetivo de cumprir as metas internacionais de desenvolvimento sustentável. Repensando os mecanismos de supervisão e regulação e aumentando o financiamento para investimentos em ações para a transição para uma economia com zero emissões de CO2.
Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Podem parecer metas complexas e inatingíveis, mas pequenas ações de sustentabilidade podem causar um grande impacto no meio ambiente e na sociedade. Vale a pena incorporar essa visão na tomada de decisão.
Precisamos de criatividade, de conhecimento, de outra forma de consumo, de fabricação e de descarte. Mas precisamos, sobretudo, de líderes e profissionais dispostos a encarar essa pauta de futuro sustentável.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão