Thumbnail

Employee Experience é a soma das experiências de um colaborador, impactando sua satisfação, engajamento e desempenho na empresa. Crédito: Mikolette.

Marilise Gois

Marilise Gois é graduada em Logística (UNINTER) e pós-graduanda em Gestão Empresarial pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente trabalha como Coordenadora de Atendimento ao Cidadão da Central 156 Curitiba no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Experiência do colaborador

Employee Experience: como transformar trabalho em satisfação e gerar engajamento

26/02/2025 18:24
A 4ª Revolução Industrial, associada às transformações demográficas e sociais, tem impulsionado mudanças aceleradas no mercado de trabalho, redefinindo processos e competências. Nesse cenário, as práticas de relação com o funcionário tornam-se estratégicas para promover inovação e competitividade. Entre essas práticas, o Employee Experience (EX) surge como uma abordagem para alinhar as expectativas do colaborador e da organização, pois ela representa a soma de todas as interações e percepções de um colaborador ao longo de sua jornada na organização. Desde o recrutamento até a saída, o EX envolve fatores materiais e imateriais que moldam a vivência no trabalho, exigindo um novo mindset: colocar o colaborador no centro.
Então, investir em EX é essencial em um mercado que está se transformando. O relatório "Futuro do Emprego 2025", do Fórum Econômico Mundial, prevê que 40% das habilidades essenciais mudarão até 2030, exigindo aprendizado contínuo e adaptação. Ao mesmo tempo, gerações Y e Z, que demandam flexibilidade e propósito, tornam o EX um fator crítico para atrair e reter talentos.
Outro fator é que o Brasil possui a maior taxa de turnover global, segundo dados da Robert Half e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e substituir um colaborador pode custar até 200% de seu salário anual. Desta forma, estratégias de EX podem ajudar a mitigar esses custos ao reduzir a rotatividade e fortalecer o engajamento das equipes.

Pilares do Employee Experience

Para implementar uma estratégia de EX é essencial compreender os três pilares fundamentais apresentados por Jacob Morgan, uma autoridade de renome global em liderança, futuro do trabalho e experiência do colaborador. Segundo ele, os pilares são:
  • Espaço físico: influenciam o comportamento, podendo tornar o ambiente mais motivador e criativo;
  • Tecnologia: molda a forma como nos comunicamos, colaboramos e cumprimos nossas tarefas em uma organização;
  • Cultura organizacional: é como uma atmosfera que envolve todos os membros de uma organização de forma silenciosa, direcionando suas atitudes e sentimentos a respeito da empresa, bem como seu modo de agir e trabalhar.
Morgan também identifica nove níveis de maturidade no Employee Experience, variando de empresas inexperientes, sem qualquer investimento em EX, até organizações consolidadas, que alcançam excelência nos três pilares. Essa evolução exige esforços coordenados para mapear a jornada do colaborador e alinhar as ações organizacionais aos objetivos estratégicos.
O relatório "Futuro do Emprego 2025" destaca algumas das ações que contribuem para o EX, como:
  • Saúde e bem-estar: identificado como prioridade por 64% dos empregadores, o suporte à saúde mental e física é essencial para atrair talentos e aumentar a retenção;
  • Requalificação e qualificação: investir em treinamentos e programas de aprendizado prepara os colaboradores para novas demandas do mercado, ampliando a disponibilidade de talentos qualificados;
  • Promoção de talentos: melhorar as oportunidades de crescimento profissional é fundamental para criar um ambiente de desenvolvimento contínuo.
Portanto, investir em Employee Experience não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade estratégica para enfrentar os desafios do mercado – e, para começar, não é difícil. Com mais de 10 anos de experiência em liderança, percebo que colocar o colaborador no centro começa por ouvi-lo ativamente e tratá-lo com respeito.
Quando o líder pratica estes valores, começa a traçar ações e estratégias para que o profissional tenha qualidade de vida no trabalho, fortalecendo o engajamento e criando um ambiente de mútua confiança. Então, o Employee Experience deixa de ser apenas um conceito e se torna uma prática que impulsiona resultados sustentáveis para a organização.

Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs

O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF; Pedro Henrique Ferroni, sócio-diretor da gestora de investimentos Quartzo Capital; Rafael Malacco, gerente de novos negócios da Syngenta Digital; Claudio Nessralla, sócio e head equities da Ceres Investimentos; Giovani Ferreira, diretor-proprietário da afiliada Sul do Canal Rural; e Michell Longhi, gerente executivo de arquitetura tech e Digital Lab da BRF.
O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.
Apresentado pela Gedisa, referência em geração distribuída de energia, e com o patrocínio da ESPM, Jarilo e Urso Consultoria Empresarial, o GazzSummit será realizado nos dias 26 e 27 de março como parte do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do GazzSummit Agro e Foodtechs.