Fernando Bittencourt Luciano
Fernando Luciano é diretor da Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), professor e pesquisador da área de Biotecnologia também na PUCPR. Graduado em Farmácia e Bioquímica de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também é doutor em Food and Nutritional Sciences pela Universidade de Manitoba, no Canadá, onde foi bolsista do governo canadense. Atuou também como pesquisador no Guelph Research and Development Centre, no Canadá, e como docente convidado na Universidade de Valência, na Espanha. No campo do empreendedorismo, é CEO do NASSLE Group, focado em P&D, sua terceira startup.
Inovação
7 vantagens de ter universidades no processo de inovação de empresas
termo foi Henry Chesbrough, em 2003. Ele é professor da Haas Business School,
na Universidade da Califórnia em Berkeley, mas trabalhou como gestor em
empresas de TI no passado. Há quase 20 anos, Chesbrough observou que um novo
movimento estava ocorrendo em relação às empresas altamente inovadoras, mas que
não possuíam setores gigantescos de P&D, como as tradicionais potências
DuPont, IBM ou AT&T. As companhias entenderam que era impossível contratar
os melhores talentos do mundo, gerar as melhores ideias e desenvolver
tecnologias em áreas transversais para convergir em um único processo ou
produto.
Mas qual é a melhor maneira – e talvez única – de fazer isso acontecer? Colaborando! Há muitos caminhos para se buscar a inovação externamente, mas isso será tema de outro artigo. O foco da coluna desta semana estará em apenas um stakeholder que deve ser muito importante se a sua empresa quer inovar: as universidades.