A segmentação no marketing é um dos conceitos básicos e fundamentais, daqueles que o professor já comenta na primeira aula da graduação. Ele é amplamente utilizado para construir qualquer estratégia de marketing, apresentando uma delimitação clara de qual mercado a empresa irá atuar e qual será seu público-alvo. A Rolex, por exemplo, está segmentada no mercado de relógios de luxo. Não à toa, patrocina os principais torneios de tênis e golfe do mundo.
Acontece que a própria disciplina de marketing está passando por uma segmentação cada vez mais evidente e significativa. Tempos atrás, era muito mais comum encontrar profissionais que atuavam nas mais diversas áreas do mercado. Saiam do segmento educacional e entram em uma empresa de máquinas pesadas, por exemplo.
Evidentemente, hoje em dia isso também acontece. Mas, existe uma tendência crescente de especialização dentro do campo, em que os profissionais não apenas se concentram nas competências gerais de marketing, mas também desenvolvem expertise em segmentos específicos do mercado.
Empresas e seus parceiros de recrutamento, estão buscando por profissionais que atuem exclusivamente em um determinado segmento do mercado, que conheçam as particularidades e, dessa maneira, possam trazer mais contribuições e experiência para a empresa ao invés de passar alguns meses em uma curva de aprendizado e adaptação ao setor.
Mercado de marketing global é mais competitivo
Podem existir muitas explicações para essa tendência, que nem é tão recente assim. Todavia, o mercado global, cada vez mais aberto e competitivo, cria um ambiente propício para o fenômeno de profissionais de marketing (e não só dessa disciplina) altamente segmentados e especializados. O desenvolvimento de produtos e tecnologias avança em uma velocidade tão grande que as empresas estão atrás de profissionais “prontos”, que atuem há anos no mesmo segmento.
Delimitação dos nichos e comportamento
Outro fenômeno que justifica a segmentação dos profissionais de marketing tem a ver com o público-alvo, que tem características cada dia mais especificas e bem delimitadas. E as redes sociais tiveram (e têm) um papel decisivo para que pessoas, com interesses e gostos específicos, possam se encontrar e trocas ideias sobre um assunto. Por exemplo, pessoas que fabricam o queijo para consumo próprio travam grandes discussões em fóruns na internet sobre utilizar, como matéria-prima, o leite pasteurizado ou in natura.
Conhecer profundamente comportamento do público-alvo da empresa dá um grande poder ao profissional de marketing para tomar suas decisões e escolher as melhores estratégias. E só o tempo é capaz de trazer esse tipo de conhecimento.
Regulamentações e dinâmicas corporativas
Para muitas empresas, o conhecimento generalista de profissionais de marketing tornou-se insuficiente. As indústrias começaram a exigir profissionais que compreendam profundamente as nuances de seus mercados, desde as regulamentações até o comportamento do consumidor e as dinâmicas competitivas. O setor financeiro, por exemplo, impõe diversas regras e restrições rígidas ao marketing, com penalizações e multas bastante duras, que podem comprometer de maneira substancial a operação.
Personalização em marketing: o outro lado da moeda
Se para as empresas encontrar profissionais da área de marketing altamente especializados pode ser um grande atalho, é preciso ficar atento para alguns outros pontos. Profissionais muito focados em um único setor podem se tornar isolados de práticas e tendências gerais de marketing, o que pode reduzir sua capacidade de inovar. Já para os profissionais, a especialização pode limitar as oportunidades de carreira, dificultando o trânsito entre diferentes setores.
Questão de estratégia
A especialização dos profissionais de marketing é uma tendência que está se tornando cada vez mais evidente. A complexidade crescente dos mercados e a necessidade de conhecimento detalhado estão impulsionando essa mudança. Enquanto oferece numerosos benefícios, como conhecimento profundo e maior credibilidade, também apresenta desafios como o risco de isolamento e menor flexibilidade. No entanto, para muitos, os benefícios superam os desafios, tornando a especialização uma estratégia atraente e eficaz para prosperar no dinâmico campo do marketing.
À medida que o mercado continua sua evolução, a especialização em segmentos específicos provavelmente se tornará ainda mais evidente, redefinindo as carreiras dos profissionais de marketing e a maneira como as empresas abordam suas estratégias de mercado.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
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