Thumbnail

O TI de hoje sob o viés de lideranças disruptivas

Fernando Brolo*

CTOs

O TI de hoje sob o viés de lideranças disruptivas

14/10/2022 19:57
Com o passar dos anos, o setor de TI tem se tornado cada vez mais importante dentro do ambiente corporativo. Responsável pelo conjunto de soluções por meio da computação, os profissionais do segmento desenvolvem sistemas, administram redes e gerenciam a comunicação de uma organização. Entretanto, essas funções não se limitam apenas ao funcionamento empresarial, e o ramo não só pode, mas também deve ajudar no desenvolvimento de novos ecossistemas e modelos de negócio. Portanto, essas inovações têm grande valor, e sobretudo, para gerar impactos positivos.
Neste cenário, onde a evolução maciça do setor tem se tornado cada vez mais necessário, os CTOs (Chief Technology Officer, ou Diretor-Chefe de Tecnologia em português) vêm ganhando cada vez protagonismo no mercado. Em decorrência disso, cada mais responsabilidades são atribuídas à posição. No contexto atual, o departamento de TI é responsável não somente pela segurança de dados de uma empresa.
Porém, como atender a essas exigências? De que forma os líderes do setor podem acelerar, expandir e transformar um ambiente corporativo? Abaixo, apresento-lhes algumas sugestões de medidas que podem ser tomadas para que essas perguntas sejam respondidas.

O apoio da análise de dados e Big Data

Como já dito anteriormente, a atuação do time de TI não se limita ao gerenciamento de dados. Entretanto, não há como negar que essa frente seja de grande importância. Afinal, os dados são fundamentais para tomadas de decisões e controle de ações em uma empresa. Portanto, utilizar ferramentas de Big Data ajuda a organização nos mais diversos níveis. As tecnologias inteligentes de cruzamentos de dados são alternativas de enorme eficiência para trazer agilidade a processos, reduzir custos, gerenciar um volume maior de dados armazenados e, até mesmo, personalizar os atendimentos.

Machine Learning é determinante para o TI

Aliada ao Big Data, soluções baseadas em Machine Learning são opções que podem ter grande valor para o crescimento do setor de TI, pois consistem no aprendizado automático de uma máquina. Essa tecnologia vem sendo cada vez mais aderida pelas empresas que buscam inovações, mudando por completo o cotidiano de trabalho de muitas pessoas.
Por meio do Machine Learning tornaram-se possíveis atividades como, por exemplo, a prevenção de falhas em equipamentos, detecção de eventuais fraudes no mercado do varejo e otimização de atendimento de chatbots. Tudo isso por meio de análise de dados e de análises prévias, que permitem que se obtenha informações que transcendem capacidade analítica de um ser humano, tamanha a quantidade de dados computada.

Inteligência Artificial como fator essencial para o sucesso do segmento de TI

Foi-se o tempo em que o uso da Inteligência Artificial era uma prática inalcançável nas empresas. Gradativamente, a IA vem sendo mais indissociável das práticas do TI. Na atual conjuntura, há uma enorme quantidade de softwares e dispositivos consolidados que funcionam por meio dessa tecnologia. Deste modo, a IA é capaz não só de promover interações com humanos, como também de solucionar as mais diversas tarefas, aprendendo com histórico de interação do usuário.
Além disso, por meio dela, é possível realizar o monitoramento de dados obtidos por Big Data, possibilitando melhor compreensão de como pensam e se comportam não só os consumidores, mas o mercado de forma mais ampla.
Para finalizar, reforço que os tópicos apontados anteriormente são somente alguns exemplos diante das inúmeras possibilidades de potencializar um ambiente empresarial nos mais diversos ramos por meio de inovações do TI. Fato é que a tecnologia tem sido cada vez mais essencial para qualquer negócio e, consequentemente, o departamento de TI é um aliado de enorme valor para que as inovações ocorram e funcionem da melhor maneira possível. O seu investimento é determinante no sucesso e bom andamento dos mais diversos business atualmente, portanto, é grande a necessidade de estar informado, atualizado e ciente do que pode ser utilizado.
*Fernando Brolo é sócio e Conselheiro na Logithink IT. O executivo possui vasta experiência em canais TOTVS, além de atuação na área comercial e de operações, tendo passado, ao longo de sua carreira, por diversas áreas de negócios, como Gestor Comercial, Executivo de Contas e Vendas, de Operações e de TI. 

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão