Guilherme Junqueira*
Profissionais de TI
Por que saber a senioridade das equipes de tecnologia é tão crucial para as empresas?
A escassez de profissionais no setor de tecnologia ainda é uma realidade no mercado de trabalho atual, mas há outros desafios igualmente importantes para as empresas desenvolverem suas equipes de TI, como saber a senioridade de seus times. Compreender o nível técnico de suas equipes é crucial para o sucesso e crescimento sustentável de qualquer organização.
Antes de tudo, é importante destacar que a senioridade de uma equipe está relacionada não só às experiências, mas também às habilidades e conhecimentos acumulados pelos profissionais durante toda a carreira. Assim, ela abrange desde aspectos relacionados à expertise em alguma área até a capacidade de liderança e visão estratégica dos profissionais no ambiente corporativo.
Saber o nível técnico de uma equipe é vantajoso em diversos aspectos. A partir dessa informação, as companhias conseguem estruturar adequadamente as responsabilidades e atribuições dos colaboradores, aproveitando ao máximo as competências individuais. Ao estabelecer as demandas para os times, sempre de acordo com seus níveis de senioridade, as empresas conseguem também otimizar a produtividade e minimizar a sobrecarga de trabalho.
Entender tais competências, sobretudo, no ambiente tecnológico, em que a alta competitividade por bons profissionais é a regra, é fundamental, tanto para o desenvolvimento profissional dos colaboradores, quanto para a retenção de talentos. A partir desses dados, as empresas podem criar programas de treinamento e capacitação direcionados às necessidades específicas de cada grupo de profissionais. Tais ações permitem, ainda, aprimorar as competências existentes, promover o crescimento pessoal e profissional e preparar os funcionários para assumir novos desafios dentro da organização.
A valorização e retenção dos talentos mais experientes é outra vantagem que somente empresas que conhecem a fundo seus times conseguem aproveitar. O reconhecimento do nível de cada colaborador, bem como a promoção de meios para que eles consigam evoluir demonstra respeito pelo conhecimento e experiência adquiridos ao longo do tempo.
Esse reconhecimento pode ser traduzido em oportunidades de progresso na carreira, remuneração condizente com o nível de senioridade e incentivos adequados. Dessa forma, é possível que os profissionais mais experientes sintam-se ainda mais valorizados e motivados a permanecer na empresa, evitando a perda de conhecimento estratégico e a rotatividade desnecessária.
Por fim, é importante ressaltar que a senioridade não deve ser encarada como um fator isolado para a avaliação do desempenho de um profissional. É fundamental considerar também outros aspectos, como a capacidade de adaptação, a colaboração em equipe e a atualização constante. No entanto, compreender o nível de senioridade é um componente valioso na jornada de melhor aproveitamento das equipes e valorização profissional.
* Guilherme Junqueira é CEO da Gama Academy.