Gisele Lasserre*

Desenvolvedor, variável e entidades

Empresário vs. desenvolvedor de software: o que você precisa saber antes criar um produto digital

19/01/2023 18:33
Início do ano, muitas pessoas estão pensando em tirar do papel aquele novo negócio e partir para um “voo solo” atrás do sonho de empreender. Mais cedo ou mais tarde você vai descobrir que este novo negócio tem uma dependência inevitável da tecnologia, especialmente quando a solução que idealizou é inédita no mercado.
E assim, a forte dependência com a tecnologia, acaba virando um pesadelo para quem quer “apenas”  ser o gestor do negócio, especialmente para aqueles com ideias inovadoras.
O desconhecimento de fornecedores que atuam como fábricas de software, o grande volume de opções de linguagens de programação, ou até mesmo, por não entenderem o pensamento de um desenvolvedor, faz com que muitos empreendedores se tornem reféns de maus prestadores de serviço. E isso pode significar, inclusive, a desistência de colocar em prática a ideia do tão sonhado novo negócio ou ideia revolucionária, gerando muitas frustrações e principalmente desperdício de dinheiro.
Acredito que seja o motivo que muitos empresários não-técnicos me consultam frequentemente sobre como deveriam concretizar seus novos negócios, uma vez que o gargalo é o desconhecimento na contratação de um desenvolvedor de software. Algumas das angústias mais recorrentes são:
  • “Onde encontro um Desenvolvedor de Software barato?”
  • “Em qual linguagem de programação eu devo desenvolver o sistema do meu novo negócio?”
  • “Meu Desenvolvedor 'deixou na mão', o que eu faço agora?”
Embora exista muita criticidade envolvida na execução de um sistema de software para os empreendedores não-técnicos, elaborei abaixo algumas dicas iniciais que ajudarão na hora de desenvolver um produto digital.

Entidades envolvidas em seu negócio

São denominadas entidades o agrupamento de públicos com características semelhantes que você espera contemplar em seu sistema do negócio.  Por exemplo, se sua ideia seria desenvolver um sistema para comércio, você teria as seguintes entidades separadamente:
  • clientes;
  • fornecedores;
  • matérias–primas;
  • unidades geográficas;
  • colaboradores (ou terceiros); 
Para cada uma destas entidades o empreendedor precisa definir que tipo de dados  serão armazenados no sistema, que os programadores de software denominam de variável.

Declare os tipos de Variáveis respectivas de cada Entidade

Uma vez identificadas quais são as entidades serão contempladas em seu sistema de negócio, entre nos detalhes de quais campos serão importantes exibir em cada entidade, respectivamente. Tais campos são chamados de variáveis pelos programadores de sistema.
Uma variável é um espaço na memória do computador destinado a um dado que é alterado durante a execução do algoritmo. Para funcionar corretamente as variáveis precisam ser definidas por nomes e tipos.
Uma variável pode ser do tipo inteira, decimal, caractere, string, data e somente decimal positiva, assim, dependendo do tipo de dados que serão armazenados, tem um tipo definido para ela. Sendo as mais comuns, por exemplo:
  • inteiros: números inteiros (0, 1, 2 , 3…)
  • reais: números inteiros e decimais (0; 1,2; 2,1; 3)
  • caracteres: números reais, letras e outros símbolos;
  • lógico: comandos de VERDADEIRO ou FALSO;
Você pode imaginar que as variáveis são como “caixas” destinadas a guardar algo mutável que o usuário deve preencher. Pense em uma aplicação que trabalha com a idade dos usuários cadastrados, por exemplo.

Use frameworks para traduzir as funcionalidades esperadas do seu sistema

Mapa neural, muito conhecido pelo nome em inglês, mind map, ajuda muito a traduzir visualmente a racionalidade da navegação de telas e conteúdo em seu sistema. Além do mais, essa visão macro ajuda na conferência das entidades contempladas, funcionando também como uma ferramenta de checklist.
*Gisele Lasserre é Desenvolvedora de software, nas linguagens Ruby on Rails e Python, e fundadora da Tech Girls, entidade que capacita e promove a colocação profissional de mulheres na área de tecnologia.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão