Thumbnail

A computação em nuvem é o futuro inevitável e tem sido um tópico essencial de discussão sobre tecnologia há vários anos.

Enio Moraes*

Computação em nuvem

O futuro próximo da cloud computing

20/12/2022 19:12
A computação em nuvem (cloud computing) é o futuro inevitável e tem sido um tópico essencial de discussão sobre tecnologia há vários anos. A ferramenta evoluiu de um player de nicho para uma das tecnologias mais discutidas e adotadas por fornecedores, analistas e usuários. Além disso, oferece novas maneiras de alavancar recursos e serviços de TI – em vez de investimentos iniciais significativos para hardware, software e custos operacionais relacionados, as organizações podem pagar apenas pela capacidade de computação de que precisam e quando necessário.
A cloud computing é uma forma de usar serviços de computação que dependem de virtualização, automação e terceirização. A “nuvem” refere-se à internet, enquanto a indústria de computação engloba tudo o que acontece on-line. “Computação em nuvem” é um termo genérico para descrever vários serviços on-line diferentes, incluindo “software como serviço” (SaaS), “infraestrutura como serviço” (IaaS) e “plataforma como serviço” (PaaS). Normalmente, os serviços citados são oferecidos como um modelo de assinatura. As empresas pagam ao provedor para acessar uma determinada quantidade de poder de processamento, armazenamento e software. Esse modelo difere da compra e instalação de hardware internamente, conhecida como computação “no local”.

Qual é o futuro da cloud computing?

A solução consiste em uma indústria em rápido crescimento, com imenso potencial. Além disso, seu futuro é flexível, escalável e econômico, e oferece novas maneiras de usar a TI. Para entender o futuro da computação em nuvem, é essencial primeiro entender seu passado. À medida que a tecnologia associada à computação em nuvem continua a se desenvolver, seu futuro parece brilhante. O advento da Inteligência Artificial, do blockchain e da computação de ponta pode mudar drasticamente a maneira como processamos e armazenamos dados. A computação em nuvem já é predominante hoje, mas isso não deve mudar em breve. Esse tipo de armazenamento está projetado para crescer ainda mais nos próximos anos. À medida que mais empresas o adotam, haverá um aumento na demanda por cloud solutions que podem potencialmente exceder a oferta.

Por que a nuvem está se tornando tão importante?

Com o passar do tempo, torna-se necessário acompanhar a taxa exponencial de crescimento tecnológico. A nuvem permite que empresas individuais terceirizem seu armazenamento de dados para um provedor de serviços. Isso permite que cada empresa tenha mais recursos disponíveis, seja mais eficiente com eles e economize dinheiro no longo prazo. A solução está se expandindo, porque cada vez mais pessoas estão se conscientizando dos benefícios que ela pode oferecer, além de apresentar tipos de planos adequados a diferentes necessidades, o que a torna quase universalmente acessível. Com o passar do tempo, continuará a se expandir e cada vez mais pessoas poderão aproveitar seus benefícios.
De acordo com a Forbes, você tem três opções quando se trata de lidar com as necessidades de computação de sua empresa. Primeiro, há o antigo padrão local – executando a própria computação. Em segundo lugar, você pode adotar uma abordagem híbrida, que combina preparações de computação de carga básica no local, com dimensionamento sob demanda na nuvem. Por fim, você pode fazer tudo sob demanda – o que geralmente seria preferível para empresas com muitas tarefas de computação intensiva com início e fim definidos, como aprendizado de máquina de IA ou trabalhos de renderização.
Quer você opte por usar a nuvem ou não, é bom saber que ela existe. A computação de alto desempenho baseada em nuvem (ou HPC), que oferece a capacidade de realizar cálculos complicados e processamento de dados em alta velocidade, é uma opção flexível. As empresas decidem quando e quanto poder de processamento precisam.

Crescimento esperado da computação em nuvem

A ferramenta deverá crescer significativamente nos próximos anos, com aumento estimado de 19,9%, de acordo com dados compartilhados pela Forbes. Espera-se que esse crescimento seja impulsionado por vários fatores, incluindo alterações de SaaS, IaaS e PaaS. Espera-se que o SaaS, por exemplo, atinja um tamanho de mercado total de US$ 720,44 bilhões até 2028, além de que uma ampla gama de indústrias testemunhe o crescimento no setor de computação em nuvem. Iniciativas como telecomunicações, serviços financeiros, mídia e entretenimento devem crescer significativamente nos próximos anos.
Algumas tecnologias vão desempenhar um papel vital no futuro da computação em nuvem:
  • A Inteligência Artificial possibilitará a criação de soluções de computação em nuvem mais poderosas e eficientes, além de ajudar a simplificar e automatizar tarefas, tornando-as mais eficazes e eficientes.
  • O blockchain deve auxiliar na criação de um ambiente mais seguro e transparente. A ferramenta fornecerá uma plataforma descentralizada, baseada em nuvem para armazenamento e compartilhamento de dados. Isso tornará a cloud computing mais segura, confiável e auditável.
  • A Web 3.0 fortalecerá o relacionamento entre usuários, aplicativos e provedores de nuvem, e tornará a troca de provedores e o compartilhamento de dados entre aplicativos mais acessível.
A nuvem é uma força onipresente no mundo da tecnologia – está em toda parte e continua a se expandir rapidamente. À medida que a tecnologia amadurece, o futuro é ainda mais promissor, com mais foco na segurança, e possui um papel mais proeminente para a Inteligência Artificial.
*Enio Moraes é CIO na Semantix.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão