Thumbnail

Desde a proliferação dos celulares e das plataformas de aprendizado online, a integração da tecnologia na sala de aula tem se mostrado crucial para a formação dos alunos. Crédito: Prostooleh / Freepik.

Dora Lúcia Cotrim Alcântara

Dora Lúcia Cotrim Alcântara

Dora Lúcia Cotrim Alcântara é orientadora pedagógica do Colégio Santo Anjo de Curitiba.

Educação na era digital

A tecnologia está revolucionando o ensino - e desafiando os educadores a se reinventarem

10/05/2024 16:29
Crianças e adolescentes desconhecem o mundo sem computadores ou internet, mesmo dentro das escolas, onde a tecnologia chegou para ficar. Eles já nasceram na “era digital” e convivem naturalmente em casa, na grande maioria, com equipamentos e telas. Uma realidade que, de alguma forma, precisa se refletir também na sala de aula, se quisermos garantir atenção e aprendizagem. Não me parece mais uma opção ignorar no ensino a tecnologia existente em todo canto.
Desde a proliferação dos celulares e das plataformas de aprendizado online, a integração da tecnologia na sala de aula tem se mostrado crucial para a formação dos alunos. Mas seu uso como ferramenta pedagógica vem crescendo na mesma proporção em que aprendemos formas e limites. É preciso diferenciar o que  melhora a aprendizagem e a capacidade cognitiva dos alunos daquilo que só distrai e entretém.
As mudanças no sistema de ensino obrigam que nós, educadores, nos reinventemos também. Professores - e escolas - precisam investir em atualização e capacitação digital, que nos familiarizem com as ferramentas disponíveis, de acordo com cada faixa etária. Só assim podemos propor metodologias inovadoras e efetivas para os alunos. Com aplicativos interativos, telas digitais ou laboratórios de informática, por exemplo, podemos tornar o conteúdo mais acessível e envolvente.
É essencial criarmos um ambiente inovador, dinâmico e interativo para essas crianças e adolescentes. Mais do que isso, é fundamental que a escola contribua para o letramento digital dos estudantes, que chegarão ao mercado de trabalho demandados por esse conhecimento. A família, do outro lado, deve acompanhar seus filhos nessa dinâmica necessária da era digital - contribuindo e atentos ao conteúdo que seus filhos acessam.
A tecnologia tem potencial para revolucionar a forma como ensinamos e como aprendemos. Mas isso só será possível se estivermos preparados para aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis. E o mais importante: a tecnologia deve estar a serviço do potencial criativo e não da padronização limitante.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão