Thumbnail

Denise Asnis*

Opinião

5 tendências do mercado de trabalho e contratação para 2021

08/01/2021 10:00
Quando falamos de mercado de trabalho e contratações, podemos afirmar que o ano de 2020 ensinou importantes lições tanto para os profissionais quanto para as empresas. Profissionais aprenderam a ser resilientes e flexíveis, enquanto a maioria das empresas precisou se alfabetizar digitalmente.
Mas como esse ano atípico irá afetar o mercado de trabalho e as contratações em 2021? Leia cinco tendências abaixo.

1. Rotina híbrida, talentos globais e novos formatos de contratação

O home office chegou para ficar e deverá se manter de forma híbrida. Consequentemente, modelos de contratação também estão mudando. Profissionais não competirão mais apenas com candidatos locais, já que a disputa por talentos globais ganhou ainda mais força.
Além disso, empresas contratarão talentos para atuar por projetos e com funções definidas. Cargos padronizados vão perder força, pois não incentivam a agilidade e a capacidade rápida às mudanças, pontos que se provaram tão importantes em 2020.

2. Processos seletivos focados em diversidade, inclusão e soft skills

As organizações darão enfoque para questões de diversidade, incluindo gênero, raça e formação. Além disso, o processo seletivo será intensificado a partir dos soft skills.
Isso nos leva a duas tendências: 1) processos seletivos deverão apoiar a avaliação de perfis profissionais e pessoais ideais com menos interações e mais rapidez e 2) foco na contratação de pessoas com excelentes habilidades comportamentais frente a conhecimentos, experiência ou formação.

3. Novas estratégias para a retenção de funcionários

Está claro que os benefícios que as empresas oferecem aos funcionários deverão ser repensados e atualizados. Afinal, um notebook e um auxílio para o home office contam muito mais agora.
A assistência médica também será um dos pontos cruciais para a retenção de talentos. Desta forma, o mercado deverá democratizar esse benefício não só em valor, mas em modalidades. Inclusive, pensar em diferentes formas de oferecer cuidado médico.

4. Áreas que estarão em alta em 2021

O último ano acelerou ainda mais a busca por desenvolvedores e a competição em 2021 para conquistar os melhores talentos estará bastante acirrada. A procura também aumentará nas áreas de segurança da informação, ciência de dados, engenharia de software, infraestrutura de TI e business intelligence.
Outras áreas que vivenciarão mudanças são:

    5. 2021 é o início de uma nova era

    O último foi desafiador e será inesquecível. Ele veio para nos lembrar que é durante as crises que aprendemos e evoluímos. O novo normal já está começando a tomar forma e nos próximos anos vivenciaremos as consequências da pandemia. Esteja atento às tendências de 2021 e vamos à luta por um mundo melhor para todos nós.
    *Denise Asnis é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção virtual, e profissional com mais de 25 anos de experiência na área de RH. Dentre suas passagens estão as empresas Natura, onde esteve por mais de 10 anos.

    Enquete

    Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão