Thumbnail

Clareza, consistência e autenticidade são os três pilares de uma comunicação efetiva. Crédito: Rawpixel.

Cleverson Edling

Comunicação efetiva

3 pilares da comunicação para startups iniciantes

10/11/2023 16:47
Há três pilares principais da comunicação que devem ser levados em conta para colocar em prática um projeto de sucesso em startups iniciantes. São eles: clareza, consistência e autenticidade. Considere os pontos abaixo.

1. Torne a comunicação da sua marca mais clara e direta

Isso permite transmitir a mensagem de forma precisa e compreensível ao público-alvo. Em um ambiente altamente competitivo, em que as informações são abundantes, ser claro e direto acaba sendo essencial para capturar a atenção e o interesse dos potenciais clientes.

2. Sua marca mais consiste e com maior credibilidade

Já a consistência ajuda na comunicação de uma startup, com uma identidade sólida e reconhecível para a marca. Ao manter uma mensagem consistente em todos os touchpoints com o público, a startup fortalece sua marca, melhorando seu mind share e credibilidade da empresa, transmitindo a ideia de que é confiável e comprometida com seus valores.

3. Faça conexões com o público-alvo da sua marca

O último pilar, mas não menos importante, é a autenticidade. Isso porque ser genuína com seu público é fundamental para uma startup, pois permite que a empresa se conecte de forma transparente, honesta e verdadeira em suas ações e mensagens.
Tudo isso, gera confiança e empatia por parte dos clientes e parceiros, criando uma relação de proximidade e fidelidade com a marca. Esse campo também traz destaque em um mercado competitivo pois, ao mostrar sua identidade única e valores reais, ela se diferencia.

Comunicação efetiva, o papel do marketing e do storytelling

A comunicação efetiva é fundamental para o crescimento de uma startup. Isso deve acontecer, pois ela abrange diversos aspectos cruciais do negócio como: engajamento, construção de marca, atração e retenção de clientes. É uma ferramenta poderosa que impulsiona o crescimento e destaca a startup no mercado competitivo. A startup pode atingir seu público com estratégia de redes sociais, e-mail marketing e conteúdo relevante, aumentando sua visibilidade e alcance, atraindo, assim, mais clientes em potencial.
O profissional de marketing tem o papel primordial de trazer resultados expressivos e estar sempre antenado para se adaptar às novas tecnologias e dinâmicas. Muitas vezes, esses servidores da tecnologia iniciam o departamento de marketing sozinhos, sendo responsáveis por todas as ações para diferentes touchpoints da empresa. Essa capacidade de enfrentar desafios é essencial para o sucesso da startup no competitivo cenário atual.
Com o objetivo de “humanizar” a marca, foi criado o chamado storytelling - que, neste caso, também pode ser chamado de Story Brand. Trata-se de uma poderosa ferramenta que permite que as marcas estabeleçam uma conexão emocional com o público-alvo e, ainda, crie laços significativos com os consumidores. Ao contar histórias autênticas e relevantes sobre a origem da startup, seus valores, desafios e conquistas, é possível gerar empatia e identificação.
Cleverson Edling é head de marketing da Vellore Ventures.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão