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Antes de partir para automação, é preciso desenhar bons processos. Crédito: Bigstock

Thiago Muniz

Thiago Muniz

Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível Consultoria, professor na FGV em todo o Brasil de marketing e vendas e mentor de negócios.

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O preço oculto das soluções mágicas: o que realmente custa acreditar nelas

13/12/2024 11:23
Se você começou a ler este texto, provavelmente já tentou seguir uma fórmula "infalível" que não deu certo ou está receoso em tentar algo novo, temendo cair no encanto de soluções ou promessas mágicas feitas por gurus.
A verdade é simples: seguir cegamente qualquer método ou adquirir tecnologias "revolucionárias" sem preparar o terreno é como plantar sementes tropicais no deserto. Não importa a qualidade da semente; sem solo fértil, ela não crescerá. Da mesma forma, nenhuma ferramenta ou método trará resultados consistentes sem o alinhamento entre pessoas, processos e tecnologia. Até aqui não temos nenhuma novidade, mas então o que realmente incomoda na prática?
É desconfortável admitir, mas a construção de resultados sustentáveis exige mais do que atalhos. Exige contexto organizacional e processos estruturados. E sim, isso dá trabalho. Muitos se iludem achando que o negócio deve se moldar a templates, fórmulas prontas, mas o inverso é verdadeiro: quando na verdade os métodos é que precisam se adaptar ao contexto do seu negócio. Após trabalhar muitos anos como consultor de vendas e marketing e como acadêmico e mentor de empresários de vários segmentos, startups e falando com quem fatura alguns milhares até quem fatura milhões, consegui mapear alguns dos principais indícios que mostram que uma operação está confiando cegamente em soluções sem adaptá-las para o seu real contexto.

O preço real de pular etapas: indo direto para a automação

Cada minuto gasto em atividades manuais que poderiam ser automatizadas é um minuto a menos para interações de qualidade com clientes potenciais. Só que precisamos primeiro desenhar bons processos para depois automatizar. A diferença entre equipes que prosperam e aquelas que apenas sobrevivem está em sua capacidade de transformar boas práticas em processos escaláveis. Não é sobre escolher entre processos e resultados — os melhores resultados vêm de processos bem estruturados que depois são automatizados.

O mito da fórmula mágica em vendas

Buscar soluções mágicas é como acreditar em dietas milagrosas: podem funcionar no curto prazo, mas geram problemas a longo prazo. Acompanhei um SDR (pré-vendedor) de uma empresa que investiu nas "soluções definitivas" do mercado. Em um dia de trabalho, ele:
  • Alternou entre 7 ferramentas desconectadas.
  • Atualizou 3 planilhas manualmente.
  • Participou de 4 reuniões tentando se desenvolver.
  • Perdeu 1 hora procurando informações espalhadas.
  • Conseguiu 20 interações, mas apenas 3 tinham potencial real.
Esse cenário é comum. Por quê? Porque é mais fácil acreditar em soluções rápidas do que aceitar que resultados sustentáveis dependem de harmonia entre pessoas, processos e tecnologia. O resultado? Começamos a empilhar decisões passados e ferramentas e começamos a nos ajustar para continuar usando ferramentas e processos. Queremos “encaixar” nosso uso para não reconhecer o fracasso em continuar usando que não gera valor para o nosso negócio. Criamos uma bola de neve que nosso time é obrigado a usar e transitar entre “abas do navegador” para poder trabalhar.
Vejo que existem três armadilhas mais comuns independente do tamanho da empresa.

As 3 armadilhas das soluções mágicas

  1. A armadilha da ferramenta única
    Promessa: "Essa ferramenta resolverá tudo."
    Realidade: Sem processos claros, mais ferramentas só geram mais complexidade.
  2. A armadilha do método infalível
    Promessa: "Funcionou para a empresa X, vai funcionar para nós."
    Realidade: O contexto é único e métodos precisam ser adaptados.
  3. A armadilha da automação total
    Promessa: "Vamos automatizar tudo e eliminar o erro humano."
    Realidade: Automação deve liberar tempo para relacionamentos, não substituí-los.
Existem coisas simples que podem ajudar desde uma startup até uma multinacional a melhorar seus processos comerciais:

Caminho sustentável: os 4 pilares

  1. Centralização de informações
    • Integração ao invés de acumulação de ferramentas.
    • Gestão da informação com processos claros.
  2. Padronização flexível
    • Métodos adaptáveis ao contexto.
    • Processos que evoluem com feedback.
  3. Automação inteligente
    • Automatizar o repetitivo, humanizar o importante.
    • Foco nas métricas que realmente importam.
  4. Desenvolvimento contínuo
    • Aprendizado baseado em dados.
    • Evolução gradual, não revoluções abruptas.
O verdadeiro preço das soluções mágicas não está apenas no dinheiro gasto, mas no desgaste das equipes, na perda de oportunidades e no tempo desperdiçado. Não se trata de qual ferramenta ou método você escolhe, mas de como criar um ambiente onde pessoas, processos e tecnologia trabalhem juntos.
Uma semente extraordinária só cresce em solo fértil. Então, está na hora de parar de colecionar soluções milagrosas e começar a preparar o terreno.  Conto várias histórias em palestras sobre situações onde pausei centenas de automações criadas e a empresa não perdeu um lead ou uma venda. Ao mesmo tempo que tenho vários cases que usam uma IA, um robô ou automação facilitou o trabalho e desocupou uma pessoa. Só que é necessário unir peças de um quebra-cabeças e adaptá-lo à sua realidade. 
E você? Está pronto para deixar de lado os atalhos e começar a construir o que realmente importa?