Thiago Muniz
Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível Consultoria, professor na FGV em todo o Brasil de marketing e vendas e mentor de negócios.
IA nas vendas
Como os lojistas podem usar a inteligência artificial na Black Friday
- Recomendações personalizadas de produtos: o uso da IA ajuda os clientes a sentir que sua marca entende suas necessidades e desejos, aumentando a fidelidade da marca. Sugestões únicas ajudam a aumentar a rentabilidade e o ticket médio dos pedidos.
- Melhorar a retenção de clientes: após a compra, temos dados suficientes para gerar recomendações de acordo com as suas preferências, fazendo com que o consumidor retorne ao site ou aplicativo para compras futuras. Isso reduz o custo de aquisição e é uma forma de fugir da grande competitividade durante esse período.
- Gere vendas depois da Black Friday: outra vantagem é que mesmo novos usuários que não compraram produtos durante o período de Black Friday podem mais facilmente retornar ao seu site e realizar a primeira compra desde que sejam lembrados pela sua marca com conteúdos personalizados. Em vez de gastar dinheiro em falar com pessoas que ainda não conhecem sua marca, relembrar quem ainda não decidiu pela compra pode ser uma alternativa a ser considerada.
- Chatbots com IA: analisar dúvidas dos clientes em tempo real pode gerar insights para treinar ferramentas para realizar respostas instantâneas. Além disso, podem ser gerados insights sobre produtos e serviços que podem melhorar a experiência do usuário e também a relação de produtos vendidos.
- Descubra falhas mais rapidamente: em um momento de grandes compras no varejo, é natural que existam falhas nas plataformas como lentidão ou até mesmo problemas para acessar recursos do site. A IA pode ser usada para gerar alertas de desempenho técnico e até mesmo acionar um cliente por outro canal caso o atendimento seja interrompido. Por exemplo, você está comprando uma passagem aérea e com o site lotado a tela congela. Na mesma hora, um bot usando IA retoma a venda por Whatsapp, dando continuidade de onde você parou no site.
- Criar conteúdos de forma personalizada: com base em todos os insights citados, um consumidor da sua marca pode ser impactado por um conteúdo feito especialmente para ele de forma totalmente personalizada.