Thiago Muniz
Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível Consultoria, professor na FGV em todo o Brasil de marketing e vendas e mentor de negócios.
Business-to-business
Black Friday B2B vale a pena?
Desenhando o projeto da Black Friday
- KPI de resultado: uma promoção pode ter como objetivo aumentar a base de novos clientes, escoar um produto ou serviço, fazer com que seu público experimente um novo produto ou serviço, aumentar o ticket médio ou o faturamento em determinado período. Esse deve ser sempre o ponto de partida.
- Controle sobre a demanda: válido principalmente para empresas que vendem online, é fundamental que você tenha controle sobre a demanda. Por exemplo, uma empresa de treinamentos não pode vender mais projetos do que dá conta de atender. O mesmo raciocínio é válido para quem vende produtos.
- Oferta ou desconto: é fundamental entender que nem todo projeto, principalmente em negócios B2B pode dar descontos. Sua campanha de Black Friday pode estar focada, por exemplo, em garantir uma prestação de serviço adicional ou diferenciada, mexer no prazo de implementação das soluções ou provocar um plano de assistência diferenciado para o seu público.
- Velocidade da tomada de decisão: alguns tipos de compras B2B podem ser mais rápidas. Por exemplo, varejistas, restaurantes e hotéis precisam comprar de forma recorrente e possuem setores de compras ou até mesmo proprietários que tomam decisões diretamente.
- Black Friday para quem já é cliente: é possível que, em seu segmento, os compradores estejam presentes na sua carteira de clientes e a campanha de Black Friday seja um bom motivo para realizar renovações ou até mesmo um bom motivo para calibrar e criar relacionamentos. Pense que se você não possui relacionamento extenso com sua base, é uma boa chance de dizer "hey, pensei na sua empresa e por isso fiz essa promoção". Fortaleça a relação com clientes atuais.