Thumbnail

O mundo está experenciando um aumento sem precedentes nos avanços tecnológicos. Crédito: Freepik.

Silvana Pampu

HRBP General Manager Renault Latam, fundadora do Instituto Connect, conselheira, investidora anjo, coaching e coautora dos Livros "Meu Legado" e "Employee Experiencie". Entusiasta do desenvolvimento humano e temas ligados à inovação.

Inovação

Um “mundo” de inovações

08/02/2024 17:04
Já parou para pensar no quanto a humanidade passou por evoluções? Sejam elas pós-guerras, crises, epidemias etc., ou seja, atrás de grandes movimentos e desafios, o poder humano de se superar e criar soluções se expande de forma exponencial.
O mundo está experenciando um aumento sem precedentes nos avanços tecnológicos, remodelando a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos. Desde inovações revolucionárias até a integração da inteligência artificial (IA) em vários aspectos das nossas vidas, o panorama tecnológico está a evoluindo a um ritmo estimulante ou, há quem diga, a um ritmo estressante, que nos força a estarmos sempre em busca de algo.
Como está o seu planejamento para estar antenado aos grandes eventos nacionais e internacionais? Quais são suas estratégias para estourar a “bolha” e estar transitando com grupos que o desafiem?
Essas são algumas das inquietações que norteiam os membros da Confraria de Executivos do Instituto Connect, que buscam debater assuntos diversos e estarem antenados por meio da inteligência coletiva.
E quais são as grandes perspectivas?

Inovação em ascensão

De acordo com dados recentes, os gastos globais em investigação e desenvolvimento (I&D) atingiram um máximo histórico em 2022, com uma parcela substancial dedicada à inovação tecnológica. Empresas de todos os setores estão investindo pesadamente no desenvolvimento de tecnologias de ponta para permanecerem competitivas em um mundo cada vez mais digital.
O IGI (Índice Global de Inovação) de 2023 utiliza 80 indicadores para monitorar as tendências mundiais no campo da inovação em mais de 130 economias, orientando formuladores de políticas e líderes empresariais na promoção do estímulo à engenhosidade humana. Este ano, os resultados do relatório são divulgados em um cenário marcado pela lenta recuperação econômica pós-pandemia, pela elevação das taxas de juro e por conflitos geopolíticos.
A edição de 2023 revela perspectivas cada vez mais incertas para os investimentos de capital de risco, responsáveis por ajudar a transformar a criatividade humana em novos produtos e serviços. Para o cenário de 2024 ainda há otimismo de um lado, de recuperar e avançar os investimentos.
Na classificação anual, a China – a única economia de renda média no grupo das 30 primeiras do IGI – ocupa a 12ª posição, seguida do Japão, em 13º lugar. Israel (14ª colocação) avança duas posições e retorna ao grupo das 15 economias mais inovadoras, enquanto Finlândia (6ª), Dinamarca (9ª), Suécia (2ª) e as economias bálticas (Estônia, 16ª; Lituânia, 34ª; e Letônia, 37ª) mostram trajetória ascendente. E o Brasil, pelo primeiro ano, entra no ranking dos 50 países, tendo evolução significativa em alguns itens avaliados.

Inteligência artificial: uma força motriz

A inteligência artificial continua a ser uma força motriz por detrás de muitas das mudanças transformadoras que estamos a testemunhar. Algoritmos de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional estão se tornando componentes integrais de diversas aplicações, desde saúde até finanças - e muito mais.

Dados, novo petróleo

Os dados estatísticos revelam que as empresas que adotam tecnologias de IA obtiveram ganhos significativos em eficiência e produtividade. De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa líder em pesquisa tecnológica, as empresas que adotaram a IA relataram um aumento de 20% na eficiência operacional geral e uma redução de 15% nos custos.
Essa expressão já foi cunhada há décadas, e no último encontro da Confraria de Executivos com o Wilson Bissi, ele nos brindou com um olhar de “refinar” os dados, assim como o petróleo bruto tem um valor e que, na medida em que vai refinando, há um valor agregado. Esse paralelo se aplica aos dados, ou seja, quais são os dados que, de fato, impactam as nossas decisões. O gestor que hoje não é Data Driven, é refém da “opinião” dos outros.

Expansão da tecnologia 5G

Com a implantação generalizada das redes 5G, podemos esperar velocidades de internet mais rápidas e com melhor conectividade. Isto terá um impacto profundo em vários setores, incluindo saúde, veículos autônomos e Internet das Coisas (IoT).
Uma das conquistas neste primeiro ano foi a rápida expansão da cobertura 5G em todo o país. Em maio de 2023, o 5G alcançou 10,1 milhões de acessos no Brasil, apenas 11 meses após o início da sua operação comercial, em 6 de julho de 2022, com a chegada da nova tecnologia a Brasília. Para efeito de comparação, o 4G levou 26 meses para atingir essa marca.
Ainda há desafios que limitam ou freiam a velocidade dos ganhos, como a expansão da infraestrutura, a segurança cibernética, os custos envolvidos e a educação da população são questões cruciais que demandam atenção e ação por parte dos governos, operadoras de telecomunicações e demais partes interessadas.

Integração de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

A integração das tecnologias AR e VR deverá redefinir as experiências do usuário em setores como jogos, educação e varejo. À medida que estas tecnologias amadurecem, podemos antecipar uma mudança na forma como consumimos conteúdo e interagimos com o que nos rodeia. Aqui, neste item, apesar da infinidade de possibilidades de aplicação, ainda há grande margem de evolução, uma vez que democratiza mais as informações e acesso à tecnologia.

Avanços na computação quântica

A computação quântica está à beira de revolucionar as capacidades de processamento de informações. À medida que as empresas avançam no desenvolvimento de computadores quânticos práticos, podemos esperar avanços em campos como criptografia, ciência de materiais e problemas de otimização.

Impactos nas pessoas e na cultura

A rápida evolução da tecnologia influencia inevitavelmente a forma como vivemos e a cultura que criamos. O aumento da automatização pode levar à deslocação de empregos em determinados setores, necessitando de uma mudança nas competências da força de trabalho. Além disso, a interconectividade proporcionada pela tecnologia tem o potencial de promover a colaboração e a compreensão globais.

O papel do ChatGPT no cenário tecnológico

À medida que a IA se torna mais arraigada em nossas vidas diárias, os modelos de IA conversacional, como o ChatGPT, desempenham um papel crucial na facilitação das interações humano-computador. A capacidade de gerar texto semelhante ao humano permite uma comunicação mais natural e eficiente, seja para atendimento ao cliente, criação de conteúdo ou para fins educacionais.
Em 2024, prevemos novas melhorias nas capacidades do ChatGPT, com melhor compreensão contextual e geração de linguagem. Isto poderia levar a interações mais personalizadas e contextualmente relevantes, tornando a IA uma parte mais integrante das nossas conversas diárias. Contudo cabe aqui ressaltar a importância da “fluência digital”, como um skill que vai diferenciar os profissionais e negócios. Inclusive, esta foi uma das temáticas debatidas no encontro do Instituto Connect com Alex Moura, autor do livro a "Revolução do ChatGPT".

Avanços da biotecnologia

Avanços na biotecnologia podem levar à medicina personalizada, à edição genética e ao aprimoramento das capacidades humanas.
O impacto pode incluir tratamentos médicos mais eficazes e personalizados, mas podem surgir considerações éticas em torno da manipulação genética e preocupações com a privacidade. Especialistas como Yuval Noah Harari discutiram as implicações em livros como “Homo Deus”.

Exploração espacial e colonização

Os avanços na tecnologia espacial podem levar ao aumento da exploração do nosso sistema solar e, potencialmente, à colonização de outros planetas.
Isto poderia abrir novos caminhos para a exploração de recursos e aliviar as pressões populacionais na terra. Elon Musk, com a Space X, Blue Origin e organizações como a NASA discutem estas possibilidades.

Interfaces neurais e interação cérebro-computador

Desenvolvimentos em interfaces neurais poderiam permitir a comunicação direta entre o cérebro e dispositivos externos.
Podem surgir capacidades humanas melhoradas, tratamentos médicos melhorados e novas formas de comunicação.

Avanços em energias renováveis

As inovações nas fontes de energia renováveis poderão revolucionar a forma como geramos e armazenamos energia.
A adoção generalizada de energia limpa poderia mitigar questões ambientais relacionadas a fontes de energia tradicionais.

O desafio continua

Como estar antenado a esse turbilhão de movimentos, tendencias e informações? É preciso encontrar, na sua rotina, de que forma você se manterá ativo e relevante ao mercado de trabalho, como um profissional sistêmico. Fica, aqui, o convite de ingressar na Confraria de Executivos e ter uma agenda repleta de discussões relevantes que fomenta a jornada de constante conexões e aprendizados.
Inclusive, o Instituto Connect está organizando uma Comitiva de Executivos para participar do South Summit em Porto Alegre em março, um dos grandes eventos de inovação do país, justamente para aproximar os gestores dessas discussões relevantes e gerar atividades de networking para potencializar as discussões. Inscrições poderão ser realizadas site do Instituto Connect.
A Confraria de Executivos, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países. Trata-se de uma comunidade de aprendizagens, conexões e experience como board advisor, peer coaching etc. Para ingressar ou estar por dentro dos próximos encontros acesse o site.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão