Thumbnail

Membros da Confraria de Executivos do Instituto Connect e demais participantes do encontro Connect Executive realizado no fim de março. Crédito: Fábio Chialastri.

Instituto Connect

Instituto Connect

Espaço que dá voz aos executivos do Instituto Connect para compartilhar sua expertise, visão crítica e principalmente inteligência coletiva de temas ligado à liderança, transformação digital e inovação.

Connect Executive

Instituto Connect, com o apoio da Fundação Dom Cabral, impulsiona discussões sobre estratégias de inovação, tecnologia e negócios

18/04/2024 16:21
Realizado no dia 27 de março, o encontro Connect Executive contou com a participação dos membros da Confraria de Executivos do Instituto Connect e demais interessados em um momento pensado para turbinar nossa visão sobre tecnologia e impacto no negócio. Além disso, o evento contou com um coquetel para que os participantes pudessem estreitar conexões e manter o padrão de altíssimo networking.
Não há como falar em inovação sem falar em rede ou ecossistema, além de trazer para a agenda debates que nos desafiem a olhar de forma sistêmica para o tema. Mais que isso, que nos levem a considerar o nosso papel enquanto executivos.
No cenário empresarial atual, a busca por inovação e sustentabilidade tornou-se uma prioridade para organizações em todo o mundo. Empresas que desejam manter-se competitivas e relevantes estão constantemente buscando maneiras de se adaptar às mudanças do mercado e às demandas da sociedade.
Nesse contexto, a Fundação Dom Cabral apoia iniciativas como a do Instituto Connect, que desempenha um papel crucial como mobilizadora de encontros estratégicos e fóruns de discussão para líderes empresariais, promovendo a troca de conhecimentos e experiências que impulsionam o desenvolvimento sustentável dos negócios. A Fundação segue na vanguarda por contar com profissionais de ponta que provocam novos insights. E foi isso que aconteceu neste encontro, que recebeu o professor, conselheiro e palestrante Gustavo Donato. Ele conduziu com maestria o tema em sua fala para os participantes.
O encontro reuniu uma gama diversificada de executivos para discutir as tendências emergentes e as estratégias necessárias para enfrentar os desafios do mercado global. Um dos pontos de destaque foi a análise da agenda do CEO 2024, além de dados de tendências fornecidos por institutos de pesquisa como a Mackenzie. Estes são materiais ricos para serem utilizados como ponto de partida para análises.
Uma das informações recorrentes é a crescente demanda por inovação em diversos setores da economia com foco em inteligência artificial. Este tema também tem estado presente em eventos como SXSW, por exemplo. Contudo, cabe aqui uma reflexão trazida pelo Gustavo: tudo que está disponível são “comodities - e algo pasteurizado”. Cabe a cada executivo traduzir e cruzar informações para que, a partir disso, passe a fazer mais sentido para seu momento na organização.
O Brasil, embora enfrente desafios econômicos e sociais, está se destacando como um centro de inovação em muitos aspectos. De acordo com dados de uma pesquisa global de inovação, o país tem demonstrado um aumento significativo no investimento em pesquisa e desenvolvimento, especialmente em setores como tecnologia da informação, biotecnologia e energia renovável. Esse investimento tem sido impulsionado, em parte, pela crescente participação de empresas brasileiras em parcerias estratégicas com gigantes globais. Além disso, no painel do encontro, contamos com a presença de duas empresas brasileiras com expansão global. Uma delas é o Grupo Stefanini, presente em mais de 43 países e com mais de 38 mil colaboradores,
“A empresa tem 'respirado' inovação, não apenas por ser uma empresa tech, mas sim por estar no seu DNA o olhar para várias frentes de negócio, já que a mudança é necessária para não se estagnar. É fundamental a estratégia de preparar rapidamente e constantemente as pessoas porque elas serão impulsionadoras desta transformação”, disse Bruno Szarf, VP Global de Pessoas e Cultura do Grupo Stefanini.
A outra empresa presente foi o Gympass - agora, Wellhub -, representado por Priscila Siqueira, SVP e head no Brasil. A startup captou US$ 85 milhões no ano passado e está avaliado em US$ 2,4 bilhões. Esse capital também é estratégico para o road map de expansão e de surfar no mercado voltado a bem-estar como um todo.
Para compor o painel ainda contamos com Renata Faria, ISV Partnership do Google Cloud. Com sua visão estratégica, ela trouxe sua expertise sobre empreendedores diferenciados que já têm ambição de uma visibilidade global, criando suas empresas pensando no mercado internacional. Um marketplace global, por exemplo, que se torna uma vitrine de exposição exponencial para possibilidades de negócios internacionais.
Além disso, o crescimento de softwares em nuvem, como os oferecidos pelo Google Cloud, tem revolucionado a forma como as empresas operam e inovam. Essas soluções permitem uma maior agilidade, escalabilidade e eficiência operacional, ao mesmo tempo em que reduzem custos e promovem a colaboração entre equipes distribuídas. Como resultado, vemos um aumento significativo nos investimentos em startups que desenvolvem soluções baseadas em tecnologias de nuvem, com o objetivo de atender às crescentes demandas do mercado por inovação e transformação digital.
O encontro passou pelo papel do conselheiro e dos executivos de “disruptar” suas cadeiras. Esta foi uma das provocações trazidas por Silvana Pampu, Founder do Instituto Connect, conselheira e HR General Manager na Renault. Pois está cada vez mais evidente a necessidade de novos skills e expertise dos membros do conselho e executivos para os próximos ciclos estratégicos. Bem como, empresas que apresentam em sua governança a capacidade de liderar de forma ambidestra a missão de assegurar o hoje e, em paralelo, construir a perenidade do negócio.
“O encontro que tivemos na Fundação Dom Cabral, suportado pelo Instituto Connect, proporcionou uma experiência incrível pelo conteúdo que foi compartilhado. Os conceitos de IA e sua aplicação prática nos negócios, assim como os riscos envolvidos, foram importantes para potencializar a jornada de transformação digital que as empresas precisam adotar”, disse Patrícia Vilaça Cagnacci, CX Senior Director na BD.
Em síntese, a cocriação de encontros como esse são pilares fundamentais para a carreira executiva, pois está cada vez mais desafiador realizar a curadoria de bons conteúdos e encontros relevantes a fim de se manter atualizado e conectado com o mercado. Ao reunir líderes visionários, compartilhar insights e promover colaborações estratégicas, o Connect Executive está desempenhando um papel vital no fortalecimento do ecossistema empresarial brasileiro e na construção de um futuro mais sustentável e próspero para todos.

Fortalecendo conexões executivas e seu impacto no ecossistema.

Gustavo Donato apontou para o fato de o Brasil ter voltado ao grupo das 10 maiores economias do mundo, passando a ocupar o 9º lugar no ranking de PIBs mundiais. Ele também ressaltou a importância de o Brasil ter avançado cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com o ranking de 2022, ocupando o 49º lugar entre 132 países.
No entanto, há muito o que ser feito no país para melhorar esses índices. Isso deve nos inspirar a sermos atores-chaves que trazem ações que possam fortalecer nosso ecossistema.
Em paralelo, já sabemos do diferencial que é uma rede de networking sólida e diversa. Imagine transpondo isso para o conceito de redes, isso é, conectando o executivo com ambientes de inovação, com o meio acadêmico e as corporates, não limitando a apenas olhar seu escopo pré-delimitado, mas sim a amplitude de papeis que um executivo pode “abarcar” com sua expertise em multipapeis como de conselheiro, palestrante, investidor anjo etc. Ou seja, carreira Slash!
As comunidades de aprendizagem, bem como alguns hubs, têm fomentado essas iniciativas e ocupado esse vácuo que há para a criação de encontros que fomentem a criação desses laços, permitindo que os executivos se conectem, compartilhem experiências e explorem oportunidades de colaboração. Nesse contexto, o Instituto Connect emerge como uma peça-chave na articulação e fortalecimento desses ecossistemas de networking, impulsionando a inovação e gerando impacto nas carreiras e negócios.
O Instituto Connect tem se destacado como um hub que reúne executivos e líderes de diversos setores, proporcionando um espaço propício para a troca de ideias, conhecimentos e melhores práticas. O Connect Executive Hub fomenta uma Confraria de Executivos, cuja abordagem é centrada no desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo e na promoção de uma cultura de colaboração cuja inteligência coletiva e senioridade do grupo é capaz de catalisar iniciativas inovadoras e impulsionar o impacto no ecossistema, sejam ações de giving back para a sociedade como Board Advisor para startups, mentorias ou Peer Coaching.
Uma das características que diferenciam os executivos que mantêm uma vida ativa e círculos de trocas robustos é sua capacidade de cultivar e nutrir relacionamentos significativos ao longo do tempo. Esses líderes reconhecem o valor intrínseco das conexões humanas e investem tempo e esforço na construção de laços genuínos com colegas, mentores e parceiros de negócios. Eles entendem que o networking vai além de simplesmente trocar cartões de visita em eventos; trata-se de estabelecer conexões autênticas, baseadas na confiança e no respeito mútuo.
Em um mundo cada vez mais interconectado e dinâmico, as conexões e lifelong learning tornaram-se diferenciais de executivos que desejam se manter relevantes. O Instituto Connect está desempenhando um papel vital na construção de ecossistemas de conexões e aprendizagem robustos e vibrantes, capacitando os executivos a se conectarem, colaborarem e inovarem em conjunto. Ao fortalecer essas redes de relacionamento, o Connect Executive Hub está contribuindo para a discussão de pautas relevantes e para que o “poder” intrínseco em cada executivo possa mobilizar mudanças em organizações e nas redes em que circulam, gerando valor para suas carreiras e vidas.

Confira nosso próximo encontro

Connect Experience em parceria com a ISAE/FGV. Tema: Liderança na Era Digital e Tecnológica. Data: 13 de maio (presencial). Inscrições no site.
A Connect Executive Hub, promovida pelo Instituto Connect, fomenta uma Confraria de Executivos com membros de diversos segmentos, estados e países. O ingresso é para gestores seniores e permite uma jornada de conexões e desenvolvimento executivo. Para conhecer a oportunidade, inscreva-se no link.