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Márcia Cunha e Carla Moussalli, fundadoras da Plenapausa, primeira empresa do segmento de FemTechs destinada para mulheres na menopausa no Brasil. Crédito: Divulgação.

Beatriz Bevilaqua

Beatriz Bevilaqua

Jornalista e Comunicadora de Startups. Formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), foi condecorada em 2013 pelo Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, em Curitiba, pelo Sindijor PR e, em 2019 E 2021, como Melhor Profissional de Imprensa do Brasil pelo Startup Awards, maior premiação do ecossistema de startups da América Latina. Instagram @beatrizbevilaqua.

FemTechs

FemTechs projetam crescimento em 2024 e continuam na mira dos investidores

07/12/2023 11:45
A “seca dos investimentos” que se abateu recentemente sobre as empresas de tecnologia, não atingiu as femtechs, focadas em saúde e bem-estar da mulher. Embora os investimentos globais em healthtechs tenham caído 46,25% no último ano, chegando a US$ 8,6 bilhões, a participação das chamadas femtechs aumentou, de acordo com levantamento do Pitch Book. E, segundo projeções, os investidores de risco devem destinar US$ 3 bilhões para as femtechs até 2030.‌
No Brasil, o segmento das femtechs tem tudo para aumentar de tamanho, já que ainda representa um nicho pequeno dentro do universo das startups, somando apenas 23 empresas, segundo mapeamento do Inside Healthecare Report. Em comparação com todo o ecossistema brasileiro, temos 542 healthtechs e 13,8 mil startups no país. Entre as principais áreas cobertas pelas startups focadas em saúde da mulher estão a maternidade, nutrição e bem-estar; diagnósticos e tratamento de doenças; e wearables (desenvolvimento de dispositivos, como para monitoramento corporal).‌
Nesse segmento, um nicho com grande potencial de crescimento - tanto no Brasil quanto no mundo - são as femtechs focadas em produtos e serviços direcionados às mulheres que já entraram ou estão perto de entrar na menopausa. Globalmente, esse mercado foi avaliado em US$ 15,4 bilhões (R$ 81,3 bilhões) em 2021, e deve crescer a uma taxa anual de 5,29% até 2030, segundo relatório da consultoria Grand View Research.‌
No início da próxima década, o mercado de produtos e serviços para menopausa deve chegar à receita de US$ 24,4 bilhões, é o que afirma levantamento da consultoria Femhealth Insights. Isso tudo para atender às mais de 1 bilhão de mulheres que estarão na menopausa até 2030. Para as startups, a menopausa é um negócio que une três fatores essenciais no mercado de inovação: alta demanda, muito impacto social e, por enquanto, pouca concorrência. Dentro desse segmento, o subsetor de companhias que focam apenas em produtos e serviços para tratamento de menopausa recebeu US$ 49 milhões no ano passado. O valor é quase o triplo dos US$ 12 milhões que tinham sido aportados nessas startups em 2021.‌
Inserida neste contexto está a Plenapausa, a primeira empresa do segmento destinada para mulheres na menopausa. A femtech foi fundada em agosto de 2021 pelas empreendedoras Márcia Cunha e Carla Moussalli, sendo, hoje, referência no segmento e a primeira empresa do Brasil destinada ao tratamento da menopausa. Para isso, a femtech possui uma linha de suplementos fitoterápicos naturais que ajudam as mulheres a aliviarem os sintomas da menopausa, além de uma rede de apoio e informações com especialistas, passando de 8 mil usuárias atendidas.‌
Em um país com 110 milhões de mulheres, sendo mais da metade (51,6%) em “idade fértil”, há um campo aberto para essa indústria crescer. “A disrupção das femtechs na indústria de produtos para a saúde e o bem-estar femininos e na criação de serviços digitais de apoio às mulheres que entram na menopausa serve como um lembrete importante do valor das estratégias orientadas por propósitos e do potencial inovador da diversidade, equidade e inclusão”, diz Márcia Cunha, fundadora e CEO da Plenapausa.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

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