Thumbnail

Equity é o nome que se dá a um tipo de investimento que envolve o processo de compra de uma porcentagem de uma empresa, seja ela representada por ações, quotas, mútuo conversível, entre outras possibilidades.

Itamir Viola

Itamir Viola

CEO da TechInvestor, fundo de investimento direcionada a empreendimentos tecnológicos para o agronegócio, founder da VIASOFT, um dos mais importantes grupos de empresas de tecnologia e gestão empresarial do Brasil, com nove empresas no portfólio e 30 anos de história. Investidor Anjo da Curitiba Angels, Palestrante, Administrador, Analista de Sistemas, especialista em Inovação e Economia Digital - difusor de conceitos ligados à inovação disruptiva, sociedade conectada, colaboração humana, economia criativa e megatendências do futuro. Em 2019 idealizou o VIASOFT CONNECT, o maior evento de inovação em gestão do Brasil realizado anualmente há 5 anos. Co-Criador do Rocket Startup, reality show do Grupo RPC - Afiliada a Rede Globo no Paraná.

Investimentos

Estratégias de equity: 5 dicas de como fazer o investimento com o maior retorno do mercado

20/09/2023 14:12
Equity é o nome que se dá a um tipo de investimento que envolve o processo de compra de uma porcentagem de uma empresa, seja ela representada por ações, quotas, mútuo conversível, entre outras possibilidades. Ao fazer um processo de equity, você se torna um sócio do empreendimento.
Porém, a grande diferença de uma operação no mercado acionário em mercado aberto, que negocia ações em bolsa, o equity na maioria das vezes está posicionado no mercado de capital fechado, ou seja, fora da Bolsa de Valores.
Investimentos em equity podem atingir retornos muito acima do valor possível em outros investimentos, como em renda fixa, por exemplo. Este é de fato o investimento que mais pode trazer retornos, contudo, o risco deve ser observado.
Esta é uma renda variável, de alto risco, porque depende do desempenho da empresa, diferentemente de investimentos em renda fixa, no qual é possível saber qual será o retorno e o prazo no momento do investimento.
Sabendo que o retorno depende do desempenho da empresa, ou seja, do crescimento do valor daquele negócio, a estratégia de investimento deve ser grandemente centrada na escolha da empresa. Mas como fazer isso? Como saber qual empresa é a correta para investir? Isso é uma estratégia de sorte e azar, uma verdadeira aposta? Ou pode ter um modelo matemático e racional por trás que amplie fortemente a possibilidade de retorno?
Aqui vão algumas dicas importantes para essa assertividade:
  1. Não confie em gestores que se propõem a investir em qualquer tipo de empresa. Embora existam pesquisas e análises possíveis a serem feitas quanto ao tamanho do mercado disponível, concorrência, interesse dos clientes em adquirir determinados produtos dessas empresas e diversas outras, ainda assim é preciso que, de fato, o gestor esteja focado em uma tese de investimento segmentada - e comprove real experiência nesse setor. Isso evita possíveis enganos que as análises e pesquisas não trazem.
  2. Janela de oportunidade: em qualquer segmento existem as “janelas de oportunidade”, momentos bons que as empresas bem posicionadas naquele setor surfam verdadeiras ondas positivas nos seus mercados. Aproveite esses momentos. Isso geralmente é identificado por gestores que conhecem a fundo um determinado mercado e estão atentos às suas mudanças.
  3. Os gestores: a qualidade, experiência, energia, liderança e diversas outras boas características dos gestores podem mudar o jogo. Sendo assim, avalie e acompanhe de perto esse item. O gestor atua como um bom técnico que, com boas táticas e estratégias, consegue superar os concorrentes e se tornar campeão.
  4. Estratégias e gestão: lembre-se de que a todo instante, num cenário de concorrência, existem empresas falindo e outras crescendo exponencialmente. Qual o motivo disso? Se essas empresas estão no mesmo tempo, local e condições iguais, por que apresentam resultados tão diferentes? A grande diferença está em saber gerir o negócio e optar pelas melhores estratégias. Analise a configuração de gestão da empresa pretendida para o investimento e suas estratégias de crescimento e posicionamento. Quanto mais bem estruturadas, melhor.
  5. Track Record: analise os resultados já existentes, isto é, a que a empresa já se provou, o que ela já fez, e como fez. Uma dica pessoal é observar se ela obteve sucesso com poucos recursos. Isso é muito significativo. Mostra que, com investimento, gestão, boas estratégias, liderança, e aproveitando uma janela de oportunidade, será um investimento de muito sucesso e com um múltiplo de retorno fantástico.
Algo inerente a esse processo é também o contexto. Os empreendimentos enfrentam agora momentos de disrupção no mercado e nem tudo é absolutamente controlável. É preciso estar atento aos movimentos globais de política e economia.
Dessa maneira, desejo-lhe sucesso ao adentrar nesse mundo de investimentos em equity. É um mundo de oportunidades e resultados gigantescos, se você fizer a escolha certa. Porém lembre-se: o risco é alto. É necessário tomar cuidado para que uma possível ocorrência desse alto risco não afete toda a sua estrutura financeira. Tenha consciência das suas possibilidades e invista sabendo o que pode encontrar pela frente.
É fantástico estar em operações que escalam, crescem e geram riquezas. Além de riqueza pessoal, essas operações são benéficas à sociedade porque geram arrecadação de tributos e empregos, criam novos produtos e serviços e fazem a economia girar.
Quem sabe você não se torna um próximo grande investidor em equity?

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão