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Camila Farani

Novos negócios

Você sabe como Hollywood acidentalmente ajudou a construir a Netflix?

09/08/2020 11:00
Uma das empresas que se beneficiou da mudança de comportamento provocada pela pandemia e segue crescendo disparadamente é a Netflix. Ultrapassando as ações da Walt Disney, o valor de mercado da empresa agora é de US$ 158 bilhões, o que reflete quais segmentos do ecossistema de mídia são favorecidos em momentos de incerteza.
Ao verificar o histórico da Netflix, é possível notar que, a passos largos, a atual plataforma de streaming investiu na inovação e enxergou uma brecha no mercado na qual poderia fazer a diferença. Como disse Eike Batista, “o empreendedor é um cara que não apenas enxerga uma oportunidade, mas assume o risco de colocá-la em prática”. Nesse caso, isso deu muito certo.
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A empresa foi fundada em 1997 pelos empreendedores Reed Hastings e Marc Randolph como um serviço online de locação de filmes. Um ano depois, eles lançaram o site NetFlix, no qual era possível solicitar DVDs que chegavam por correio diretamente na casa das pessoas.
Enxergando uma nova oportunidade de serviço personalizado, a Netflix lançou uma assinatura mensal que oferecia locação ilimitada de DVDs. Dessa forma, o cliente poderia escolher uma série de filmes no site e, à medida que devolvia os títulos pelo correio, a empresa enviava outros.
Com o sucesso do plano de assinaturas, já em 2001 as ações da Netflix começaram a ser negociadas na Nasdaq. Com a oferta pública de ações, a empresa levantou US$ 82,5 milhões. Naquela época, a Netflix tinha 600 mil assinantes e um catálogo com mais de 11,5 mil filmes.
A impressionante ascensão da Netflix não teria acontecido sem a ajuda involuntária das empresas com as quais agora concorre. Um exemplo disso é Hollywood, que acidentalmente ajudou a construir a plataforma.
Em 2007, quando a Netflix começou a transmitir filmes e programas de TV, era uma das únicas no mercado. Afinal, naquela época, assistir algo na internet significava navegar no YouTube e consumir o tipo de conteúdo que hoje chamamos de “memes”. 
O fato é que a Netflix viu potencial em transmitir pela internet, e agora é quase impossível imaginar uma vida sem esse serviço. Por isso, as grandes empresas estão correndo para alcançar a Netflix e lançar seus próprios serviços de streaming, mas talvez já seja tarde demais.
Durante anos, a plataforma foi se construindo e consolidando dia após dia, enquanto empresas estabelecidas só observavam, ou pior: contribuíam para isso.
No início de 2008, a Netflix começou a transmitir em grande escala, comprando os direitos de transmissão digital para filmes da Disney e da Sony. O foco era em filmes que já eram muito conhecidos, como a série de Piratas do Caribe, além de muitos outros.
Atraindo um público que já gostava daquele tipo de conteúdo, mas agora em um novo formato muito mais fácil e acessível, quase que do dia para a noite a Netflix se tornou um bom serviço de streaming, com faturamento de cerca de US $ 30 milhões por ano, e em crescimento constante.
Em muitas de minhas lives no Instagram @camilafarani, conto como você pode transformar seu negócio através da inovação como a Netflix fez, mudando seu serviço e o adaptando a uma nova demanda de mercado até então desconhecida por grandes players. Foi o caso da Blockbuster na época, empresa que alugava DVDs e encerrou suas atividades poucos anos depois por não se adaptar ao “novo consumidor”.
Através de uma brecha contratual, a Netflix conseguiu obter os produtos da Disney e da Sony sem fechar acordos diretamente com eles. Isso porque, na época, outras empresas viam vantagem em vender para ela seus conteúdos, já que viam a Netflix como uma fonte fácil de dinheiro.
Ninguém imaginava que a empresa fosse tomar as atuais proporções, mas o que realmente aconteceu foi que a Netflix pegou os conteúdos que Hollywood considerava suas sobras e construiu um negócio gigante. Sabe quando, nos filmes, a personagem encontra um objeto todo sujo, e depois de dar uma boa lapidada ela possui um tesouro em suas mãos? Essa é uma boa comparação, mas com certeza a descoberta não foi acidental.
A partir disso, a plataforma passou a produzir seus próprios conteúdos e competir diretamente com as mídias das quais antes era cliente. Se tornou até mesmo insuperável para seus possíveis concorrentes que tentam ingressar nesse mercado agora.
Foi com muita visão de mercado e planejamento que a Netflix conseguiu se estabelecer, e evoluir para a tendência mundial que é hoje, responsável por uma nova era na cultura e entretenimento. Parte desse sucesso pode ser atribuído ao experimentalismo da Netflix, que constantemente busca novos conteúdos dos gêneros mais diversos, visando atrair um público bastante amplo.
O que faz da Netflix única é o fato de inovar e revolucionar o modelo de mercado em que a empresa está inserida, sendo essencial para garantir que existe um diferencial.
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