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Camila Farani

Liderança

Como melhorar a cultura do engajamento entre stakeholders

02/08/2020 11:00
Os stakeholders, termo que define as partes mais interessadas na empresa — clientes, fornecedores, funcionários ou investidores —, são o maior patrimônio de um negócio. A cada dia, novos estudos são orquestrados para compreender o que é motivação e engajamento, como isso interfere nos resultados finais, e ainda como o engajamento pode ser criado ou melhorado.
Mas o que exatamente significa engajamento no ambiente profissional?
Engajamento é uma atitude ou comportamento desempenhado pelos funcionários que apontam se eles estão comprometidos e motivados com os objetivos e propostas da empresa. Essas atitudes impactam diretamente na produtividade, inovação, crescimento e lucratividade.
Um estudo iniciado pela Organização Gallup entre as décadas de 1980 e 1990 e que ainda hoje é continuado mostrou que apenas 16% dos trabalhadores se sentem engajados no trabalho: 84% não encontram sentido, motivação ou felicidade em suas rotinas profissionais.
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Esses resultados também apontam que, nos EUA, o crescimento da produtividade das pessoas pairou pouco acima dos 1% ao ano. Em países como Reino Unido e Alemanha, esse resultado é ainda pior, mostrando uma clara necessidade de mudanças.
A melhor forma de entender o que instiga os funcionários é analisar o cenário de uma empresa como um todo, notando como é o ambiente, como é feita a comunicação entre os stakeholders e até mesmo realizar uma pesquisa interna para entender seus perfis e características, podendo assim modificar sua cultura empresarial.
Um estudo da ADPRI mostrou que funcionários que fazem trabalho em equipe possuem um resultado duas vezes mais significativo do que quem trabalha sozinho. 83% das empresas funcionam a partir de equipes, e são nas equipes que os funcionários se sentem parte de algo, se sentem protegidos e sentem que suas competências são complementadas. A qualidade do trabalho em equipe impacta diretamente em quão produtiva, criativa e realizada a pessoa se sente no trabalho.
O líder da equipe é alguém muito importante. Ele não é apenas a quem se reportar. Ele deve liderar de forma inteligente e motivadora. Por isso, constantemente ferramentas como Slack, Jira ou Webex, da Cisco, surgem para ensinar e medir o alcance e a produtividade dos líderes.
Embora as ferramentas apenas apontem dados, as empresas passaram a usá-los como guia para a criação de times mais dinâmicos, informais e fluidos. Assim, é possível não só encontrar talentos, mas obter deles todo o seu potencial.
Se queremos aumentar o engajamento e produtividade, devemos entender como as equipes funcionam e fazer a gestão de capital humano de maneira eficiente e por isso você deve observar algumas diretrizes para melhorar o engajamento.

Confiança, atenção e bonificação

Entendimento das suas responsabilidades, confiança e segurança entre todos da equipe, principalmente com o líder, são fundamentais. A atenção e o reconhecimento durante todo o processo profissional, assim como bonificar e entender como a pessoa se sente e o que ela precisa, impactam na motivação pessoal e profissional.

Aprender e ajudar

Aprender a trabalhar em equipe, criar novos hábitos positivos a partir da experiência e análise, ajudar a equipe a entender como ela está indo e exemplificar novas soluções é melhor do que apenas ensinar habilidades abstratas e teóricas.

Período de trabalho

Este é um ponto interessante: o regime no qual um profissional é contratado também impacta em seu rendimento. Se for meio período, os profissionais tendem a se sentirem mais livres e flexíveis. Já em período integral, embora mais seguros sobre suas carreiras e tendo benefícios, esses contratado se mostra menos engajado.

Tecnologia e comunicação

A arquitetura da informação deve estar em destaque nas equipes. Precisamos encontrar e usar tecnologias que permitem a integração entre a equipe e seus líderes. A comunicação é uma importante aliada na união e otimização da equipe.

Veja além dos números

Embora os números sejam importantes, você precisa enxergar além deles e usar de dinamismo e criatividade para dar aos colaboradores o senso de missão. Questionamentos e comparações entre equipes e cenários são ações importantes a serem executadas.
Lembre-se que as equipes são o melhor método, e que nós, humanos, temos de tornar a singularidade de cada pessoa útil e maximizar os pontos fortes e talentos. Faça com que seus colaboradores não apenas vendam seu tempo e talento, mas que trabalhem por ideais e paixão.
Como você pode notar, para conseguir toda a capacidade profissional de seus stakeholders, você precisa fazer uma gestão eficiente e trabalhar em conjunto com todos da empresa. Os desafios atuais para tornar uma equipe engajada são grandes e por conta disso, lançarei uma semana entre os dias 13 e 19 de agosto onde ensinarei esse e diversos outros assuntos relevantes e importantes para tornar o ‘seu negócio a prova de qualquer crise’. O desafio CF7 contará com a participação de pessoas altamente gabaritadas no mundo empresarial.