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Pesquisa aponta que marcas investiram 20% mais em campanhas com influenciadores digitais durante pandemia.

Camila Farani

Vendas digitais

O que é social commerce e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio

11/10/2020 11:00
O social commerce nada mais é do que toda interação relacionada à venda por meio das redes sociais, o que pode acontecer por meio de influenciadores digitais ou de postagens de interação com o público. Essa estratégia de marketing é uma forma de as marcas conseguirem divulgar seus produtos e aumentar sua visibilidade de uma maneira indireta, já que se manifestam por meio das redes sociais.
Mas como funciona toda essa realidade? Para você, que ama comprar online e muitas vezes se baseia no que os influenciadores digitais que admira dizem nas redes ou naquela busca no Google, encontrar o produto que deseja. Tudo isso faz parte do social commerce - ou comércio realizado nas redes sociais.
Assim, o social commerce inclui toda a interação que ocorre por trás da venda por meio da marca que se posiciona no mercado, seja de forma direta ou indireta. Ela introduz o produto no seu consciente de forma que, ao comprá-lo, você poderá e terá voz em classificar o produto de maneira fácil e bem mais acessível, ou ainda influenciar futuros clientes ao produto, caso você faça uso da estratégia.

Mas quais são as vantagens?

Quanto mais humanizada for uma marca, mais próxima ela estará de seu público e em suas mentes quando pensarem em comprar um determinado produto.
Mas não é apenas isso. O Brasil é o segundo líder no mundo em tempo de conexão às redes sociais. Além disso, os brasileiros depositam grande credibilidade em sites de busca e usam as redes para pesquisar produtos.
É um ambiente ideal para utilizar do comércio em redes sociais para alavancar as vendas e divulgar com maior facilidade os seus produtos. Além de ganhar confiança do público em uma abordagem mais humanizada, você tem a chance de conquistar novos clientes em um cenário como o de agora, em que parte das pessoas passaram a se conectar por consequência da pandemia.

Como entrar com as estratégias do social commerce no meu negócio?

O primeiro ponto importante é estar conectado. São diversas as redes sociais, mas as mais usadas pelas pessoas variam entre plataformas de venda como Mercado Livre, OLX e Enjoei.
Você também pode partir para redes como o marketplace do Facebook, que permite criar sua loja virtual dentro da plataforma, ou o Instagram, que permite ter uma loja virtual e facilitar as vendas.
Outra forma de se conectar é através do Pinterest, uma rede que se relaciona com estratégias de social commerce e possui formas de criar sua própria loja através do Pinterest Shopping. Essa é uma maneira que permite a alavancagem da sua posição de mercado acima de muitos concorrentes que focam apenas nas redes sociais mais populares, sem agregar conteúdos inovadores.
Para você que se interessou pelo assunto, a primeira estratégia é focar nos seus melhores produtos, mas que possuem o menor custo. Desse jeito você traz clareza em informações de produtos que te geram retorno, pois vão ser uma porta aberta para a chegada de possíveis clientes tanto na sua loja virtual como nas redes sociais da sua marca.
Outra dica é que você use as ferramentas certas, focando naquelas que vão te trazer de fato maior engajamento nas postagens e pessoas interessadas no seu produto. Para isso, ferramentas de edição de imagens, de vídeos e de gestão são de extrema utilidade para indicar onde você está sendo produtivo.
Por fim, faça parcerias e tenha contato com influenciadores. Os digital influencers são pessoas que conseguem trazer engajamento e retorno às suas vendas, pois trazem opiniões sobre seus produtos de uma maneira mais natural para aqueles que o assistem.
Então, não se esqueça de sempre estar por dentro das novidades e atualizar com constância a criação de conteúdo por meio das redes sociais - seja através de stories, posts e, se possível, de influenciadores, como uma maneira de levar ainda mais do seu produto ou serviço para o público e atrair novos clientes.