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Camila Farani

Medir para conquistar

14/06/2020 12:40
Muitas vezes o empreendedor começa seu negócio com uma gana tão grande de vencer que em pouco tempo ele realmente alcança resultados impressionantes. E é exatamente nesse momento que os problemas do negócio começam a aparecer, e o que parecia perfeito se mostra com defeitos graves.
Isso acontece porque grande parte dos empreendedores não têm noção da importância que os números do negócio têm para a sua sobrevivência. E o contrário do que você pode estar pensando agora, esse não é um privilégio das pequenas empresas.

Dados não são só dados

Não importa se você é um microempreendedor, ou tem uma micro ou pequena empresa. A única maneira de ter uma visão assertiva sobre o desempenho do seu negócio, e quais são as ações que você precisa realizar para atingir suas metas é analisando os seus números.
É impossível você tomar qualquer tipo de decisão consciente no seu negócio sem saber o que está acontecendo, quais são os resultados das suas campanhas de marketing, suas taxas de conversão, só pra citar dois dos números mais importantes de qualquer negócio. Pense na taxa de conversão do seu negócio, que nada mais é do que o número de vendas e a quantidade de pessoas que chega até a sua empresa, seja ela digital ou física.
Por exemplo, se a sua loja recebe 1000 clientes por mês e desses, apenas 100 realmente compram, você tem uma taxa de 10% de conversão. E é aqui que entra a importância de ter conhecimento desses números. Sem essa visão, a primeira coisa que você pode pensar é em trazer mais pessoas para a sua loja, o que inevitavelmente vai custar mais caro.
Mas uma vez que você tem clareza sobre esses números, é possível direcionar os esforços para aumentar o número de vendas, sem precisar levar mais pessoas para a loja, através de treinamentos para a equipe de vendas e atendimento, por exemplo. Esse é só um dos exemplos de como é importante conhecer muito bem os números do seu negócio.

CAC

O Custo por Aquisição de Cliente é o indicador que mostra quanto custa para empresa cada cliente novo, já que ele é calculado com base no investimento em vendas e marketing, e no número de novos clientes decorrentes desse investimento. Para simplificar, digamos que você investiu um total de R$ 1.000,00 em ações de marketing e vendas, que trouxeram 10 novos clientes para dentro da sua empresa. Portanto, o seu custo de aquisição de clientes foi de R$ 100,00. Agora, pense no que isso representa se você vende um produto para o consumidor final pelos mesmos R$ 100,00.

ROI

O retorno sobre o investimento (Return on investment) é outro indicador muito importante, que te permite saber se as ações que você realiza no seu negócio estão realmente sendo lucrativas. A fórmula de cálculo do ROI é um pouco diferente do exemplo anterior, mas também bastante simples, e representa o seu lucro ou prejuízo para cada R$ 1,00 investidos. Você subtrai o valor que foi investido na campanha do total da receita gerada, e faz a divisão dessa subtração pelo investimento total.

Receita - Investimento / investimento

Depois você multiplica o resultado por 100 para ter o ROI representado em porcentagem.

CPC

Apesar de ser uma métrica comum para quem está inserido no mercado digital, quem está chegando agora nesse universo pode se confundir um pouco com siglas semelhantes. O custo por clique diz respeito ao custo gerado por cada usuário que clica em um anúncio como só que você vê no seu Instagram e no próprio Google. Esse tipo de informação é essencial para que você saiba quais são seus anúncios que estão com um desempenho melhor, e assim você consegue otimizar o seu orçamento, investindo mais nos anúncios com o CPC menor.

Não existe mais desculpa

Talvez você esteja agora dizendo que não sabe como calcular esses indicadores, e durante muito tempo isso realmente poderia ser um pouco mais difícil, mas hoje isso não é mais uma desculpa. Existem centenas, milhares de aplicativos e softwares onde você pode calcular esses e outros indicadores importantes para o seu negócio. Nem mesmo a sua falta de habilidade com a tecnologia ou com os números são justificativas para deixar de conhecer e calcular os números do seu negócio. Porque existem outros milhares de tutorias e cursos online onde você pode aprender o que precisa para gerir o seu negócio de uma forma muito mais profissional e o melhor gratuitamente. As próprias redes sociais, como o Instagram e o Facebook possuem recursos onde você consegue analisar muitos desses dados e extrair informações valiosas que podem fazer a diferença no seu negócio.

Fechamento

Ter o controle dos números do seu negócio nesse momento que estamos vivendo pode ser o que vai diferenciar você dos seus concorrentes, enquanto eles passam por dificuldades e você melhora os seus resultados.
Agora depende da sua disposição de mergulhar nos números e entender a situação atual do seu negócio, e para onde você quer levar ele daqui pra frente.