Camila Farani
Questões essenciais
Desafios para as empresas de TI
Além de toda a movimentação que as empresas de todos os setores estão tendo que fazer para se adaptarem ao que está acontecendo no mundo, as empresas de TI também estão tendo que se mexer para encontrar alternativas para superar os desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe.
E nesse cenário atual, a figura do CIO (Chief Information Officer), como o profissional mais experiente que responde por toda a área de TI da empresa, ganha uma importância e visibilidade ainda maiores.
Afinal, as soluções tradicionais, como mudar as pessoas para um outro local, por exemplo, não são viáveis já que os profissionais da sua equipe não podem estar no mesmo ambiente.
Ou seja, o que estará indisponível durante algum tempo ainda serão as pessoas, e não a tecnologia, como se espera que aconteça em situações extremas, e tudo isso tem impacto direto nos custos.
Questões essenciais durante a pandemia
Muitos gestores já estão estudando como reduzir seus custos, e três ações podem ser muito úteis para minimizar os impactos financeiros que suas empresas sofrerão até que as coisas voltem ao normal.
A primeira ação dos CIOs é conhecer todas as medidas disponíveis para reduzir custos. Essa clareza é fundamental para que o gestor decida quais medidas deve tomar, e os riscos envolvidos em cada uma dessas ações.
Outra ação que pode significar uma redução considerável de custos é a flexibilidade que o setor possui, já que é possível ajustar níveis de prioridade entre os projetos em andamento, reduzir níveis de serviço e até mesmo desativar aplicações que tem pouco uso, por exemplo.
Além disso, o CIO também precisa encontrar um modelo operacional que permita manter os serviços funcionando sem prejuízos, mas que permita a retomada da operação normal assim que possível.
Como reduzir custos
Para conseguir uma redução de custos que seja significativa para o negócio, é importante que o CIO conte com uma equipe multidisciplinar que atue diretamente no planejamento antecipado.
Porque é essa equipe que trabalhará em conjunto com todas as áreas da empresa e suas unidades de negócio, fazendo a coordenação dos esforços para atingir os objetivos.
Abaixo você encontra um quadro de como planejar as suas ações de redução de custos, disponibilizado em artigo de 2020 pela McKinsey & Company.
Esse tipo de planejamento é muito importante para que todas as decisões dos negócios sejam tomadas de acordo com cada momento em que a empresa se encontra. Assim, os riscos de decisões equivocadas se tornam muito menor.
Investimentos em tempos de crise
Além de contribuir muito para a redução de custos da empresa como um todo, o setor de TI também precisa investir em ferramentas e na otimização de processos para que o negócio continue apresentando um bom desempenho.
Por isso, mesmo com planos claros de redução de custos, o setor de TI deve priorizar os investimentos em:
- Automação dos processos de negócios, utilizando recursos como IA e automação de fluxos de trabalho para tornar todo o trabalho mais produtivo;
- Aplicativos, sistemas e infraestrutura que deem suporte a clientes e fornecedores na migração para os canais online;
- Infraestrutura para dar suporte ao trabalho remoto, para manter a capacidade produtiva das equipes enquanto as medidas de isolamento continuarem a valer
- Flexibilização da arquitetura, através de medidas como a utilização dos serviços em nuvem, que ainda podem gerar redução de custos fixos.
Segurança
Com essa mudança forçada para o trabalho remoto em muitas empresas em todo o mundo, todo CIO precisa estar atento às questões ligadas a segurança das informações para evitar surpresas e problemas durante esse período.
Por exemplo, se os seus funcionários não estiverem com os laptops da empresa, seus sistemas permitem que eles utilizem máquinas particulares para realizar suas tarefas?
A arquitetura da sua rede está realmente preparada para atender as necessidades do trabalho remoto?
Ferramentas como o Citrix são testadas para evitar que falhas de segurança permitam que pessoas mal intencionadas acessem a sua rede? E as pessoas da sua equipe, estão cientes sobre os cuidados de segurança que precisam ter estando longe da empresa?
Fechamento
Os desafios para os CIOs e as empresas de TI não são pequenos, e com certeza vão exigir muito dos gestores e de toda a equipe para que seja possível diminuir os custos do negócio, sem comprometer o nível de serviço mínimo para que a empresa se mantenha em pé, e esteja pronta para retomada, quando ela se mostrar possível.