Camila Farani
Consumo
O consumo não parou, apenas mudou de cara
O surto da Covid-19 impactou no consumo de produtos e serviços, fazendo com que a população brasileira mudasse drasticamente seus hábitos diários. Estudos realizados por meio das buscas no Google, tráfego de websites e downloads de aplicativos apontaram os efeitos do coronavírus em diversos setores da atividade econômica.
Com a quarentena e o isolamento social, cerca de um milhão de pessoas perderam o emprego, muitas precisaram tirar férias obrigatórias, pausar os estudos, entre muitas outras condições que deram mais tempo “livre” a elas. Diante desse cenário, a procura por entretenimento como leitura, plataforma de vídeos, music streaming, live streaming, on demand e redes sociais aumentaram significativamente.
Uma pesquisa realizada pela Picodi, que analisa hábitos de compra dos brasileiros, apontou que a Amazon é a líder de vendas de dispositivos de leitura no Brasil, e a busca por “Amazon Kindle” teve um aumento de 80%. Entretanto, é importante ressaltar que a busca não indica imediatamente o aumento da leitura, mas sim a mudança de hábito de leitura física para a leitura digital de livros.
As plataformas de vídeos como o Youtube, por exemplo, sempre foram alternativas para se entreter, e durante a pandemia isso se tornou ainda mais presente na vida das pessoas. Em uma pesquisa feita pelo Google, cerca de 40% dos brasileiros afirmou ter passado mais de três horas por dia na plataforma. O aumento das buscas em destaque durante a quarentena foi de notícias em geral (75%), pesquisas de como fazer um pão caseiro (66%) e buscas por cozinha (40%). Pesquisas no Youtube com o termo “em casa” cresceram 123% no Brasil em comparação ao período anterior à quarentena.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Os streamings de músicas também foram bastante exigidos. 2 em cada 5 usuários do Spotify acessaram a plataforma para ouvir playlists relacionadas ao relaxamento. O aplicativo de música também registrou 1 milhão de novos podcasts cadastrados. Sobre esse fato, todos têm consciência do aumento, mas não sobre o tipo de conteúdo: podcasts e músicas relaxantes são de fato a maior tendência do momento.
Com o fechamento de casas de shows devido à pandemia, cantores passaram a realizar seus shows no live streaming. Entre as dez lives de maior audiências de 2020, sete são de artistas brasileiros.
O ranking é dominado por shows de cantores sertanejos. O recorde é da cantora Marília Mendonça, com 3,3 milhões de acessos; seguida pela dupla Jorge e Matheus, com 3,2 milhões. Somente a transmissão de Andrea Bocelli na Páscoa e duas lives com shows gravados do gênero K-pop destoam da supremacia brasileira no top 10.
Plataformas de streaming ganharam muita força devido ao fechamento dos cinemas. Os acessos ao On Demand aumentaram. A Netflix, por exemplo, apresentou um aumento de 29% de downloads do aplicativo entre fevereiro e março - só em março foram 7,7 milhões de downloads. Os aplicativos de vídeo que mais tiveram aumento de usuários foram Prime Video (96%), Globo Play (68%) e Netflix (65%).
O consumo de sites de redes sociais também aumentou. Porém o destaque vai para o aplicativo Tik Tok, que devido à pandemia foi a rede social que em menos tempo atingiu 1 bilhão de usuários.
A crise de saúde sanitária resultou em uma série de mudanças nos hábitos e consumo dos brasileiros, porém essa reviravolta não aconteceu somente no mundo tecnológico, mas sim na vida em relação à saúde física.
Com o fechamento de academias e um maior interesse por atividades físicas em casa, as pessoas têm se atraído a comprar acessórios de treino e academias passaram a alugar seus equipamentos para seus usuários. Buscas por aluguel de esteiras teve um aumento de 572%, por halteres e elásticos, 100%, e por colchonetes, 82%.
Saúde é coisa séria. Com a correria do dia a dia, muitos brasileiros buscam tomar seu café da manhã, almoçar e jantar em lanchonetes ou restaurantes. Mas a pandemia também impactou na forma como as pessoas se relacionam com a alimentação, mudando o consumo de produtos e serviços. O isolamento social fez com que muitos brasileiros acostumados a comer fora passassem a solicitar comida via aplicativos de delivery ou a cozinhar em casa. Entre as receitas mais procuradas, estão pão, frango, torta, pudim e panqueca.
Passar mais tempo em casa também fez com que as pessoas tivessem mais atenção ao lar. Com isso, o consumo de bens relacionados ao ambiente doméstico cresceu bastante, tais como materiais de construção, tintas e jardinagem.
Por fim, ficar em casa fez as pessoas buscarem também por cursos online, termo que teve um aumento de 63% em buscas.
O consumo durante a pandemia não parou. Embora grande parte da população tenha sido impactada financeiramente, os gastos começaram a se direcionar a outras prioridades, e assim ficamos esperando que, após a pandemia, a sociedade também amadureça e consuma coisas “mais necessárias” para o seu dia a dia.