Camila Farani
Negócios
Conexões emocionais geram conexões comerciais
Na era da experiência é cada vez mais importante que as
marcas entendam a jornada de seus clientes e os fatores por trás das decisões
de compra. Já se foi o tempo que se gastava muito dinheiro e esforço com
propaganda e publicidade sem estratégia. Antes de qualquer coisa você precisa
entender onde seu cliente está, o que ele quer e por que ele quer.
Principalmente porque 95% das nossas decisões ocorrem de forma intuitiva e
emocional. Entenda: se você quer aumentar suas vendas, precisa se concentrar na
criação de conexões emocionais. Não tem jeito. Somos seres emocionais e
impulsivos e agimos como tal. Já é comprovado que o ato da compra libera a
substância dopamina no nosso corpo, a mesma sensação quando fazemos exercício
físico. É a substância do prazer, o que nos faz sentir recompensados.
marcas entendam a jornada de seus clientes e os fatores por trás das decisões
de compra. Já se foi o tempo que se gastava muito dinheiro e esforço com
propaganda e publicidade sem estratégia. Antes de qualquer coisa você precisa
entender onde seu cliente está, o que ele quer e por que ele quer.
Principalmente porque 95% das nossas decisões ocorrem de forma intuitiva e
emocional. Entenda: se você quer aumentar suas vendas, precisa se concentrar na
criação de conexões emocionais. Não tem jeito. Somos seres emocionais e
impulsivos e agimos como tal. Já é comprovado que o ato da compra libera a
substância dopamina no nosso corpo, a mesma sensação quando fazemos exercício
físico. É a substância do prazer, o que nos faz sentir recompensados.
Portanto, as emoções são a força propulsora de 50% de todas as nossas decisões de compra. Empreendedores precisam reconhecer esse fator e criar suas estratégias baseadas nesses sentimentos gerados. Se você analisar, as empresas mais bem sucedidas e que possuem no mercado uma marca poderosa, sabem criar vínculos emocionais fortes com seus consumidores.
Segundo Kevin Johnson, CEO do Starbucks: “O aprimoramento da experiência na loja abrange a construção de conexões com os clientes e a criação dos melhores momentos que mantêm os clientes voltando várias vezes”.
A própria Starbucks é um ótimo exemplo. A marca investe pesado em treinamento e recrutamento de seus colaboradores, pois sua estratégia é ser reconhecida pelo atendimento diferenciado e que surpreende o cliente. Os atendentes te chamam pelo nome ou apelido, te recebem numa atmosfera acolhedora e servem até o cardápio em braille para clientes com deficiência visual. E o preço do café? Você se sente tão bem atendido que não se importa em pagar um preço maior. Não é coincidência que as pessoas compram itens da marca Starbucks, como: camisetas, broches e canecas. As empresas que chegam a esse ponto conseguem aumentar a recorrência das compras e o seu ticket médio, e isso significa fidelização e aumento das receitas.
Segundo relatório
Temkin Experience Ratings, divulgado pela CB Insights, para elevar a
experiência do cliente para além do normal, as marcas precisam criar conexões
significativas com os compradores, aproveitando emoções positivas que vão além
da satisfação total. No Brasil, o unicórnio Nubank é uma grande referência de
marketing contínuo em estratégias de humanização na publicidade e no próprio
atendimento. É o que chamamos do “fator uau!”. No momento em que eles enviam
comunicações para seus clientes com bilhetes escritos à mão, e dicas de viagens
e hotéis quando um correntista libera seu cartão de crédito internacional, eles
estão dizendo “você não é qualquer cliente, você é importante para nós”. E aí
está criada a conexão emocional. Dificilmente ele irá deixá-lo.
Temkin Experience Ratings, divulgado pela CB Insights, para elevar a
experiência do cliente para além do normal, as marcas precisam criar conexões
significativas com os compradores, aproveitando emoções positivas que vão além
da satisfação total. No Brasil, o unicórnio Nubank é uma grande referência de
marketing contínuo em estratégias de humanização na publicidade e no próprio
atendimento. É o que chamamos do “fator uau!”. No momento em que eles enviam
comunicações para seus clientes com bilhetes escritos à mão, e dicas de viagens
e hotéis quando um correntista libera seu cartão de crédito internacional, eles
estão dizendo “você não é qualquer cliente, você é importante para nós”. E aí
está criada a conexão emocional. Dificilmente ele irá deixá-lo.
O mesmo relatório identificou três estratégias que as
marcas estão usando para serem mais competitivas e se diferenciar: marketing
sensorial, tempo de qualidade e conexões humanas. Você também pode aplicá-los
para melhorar a experiência do seu cliente:
marcas estão usando para serem mais competitivas e se diferenciar: marketing
sensorial, tempo de qualidade e conexões humanas. Você também pode aplicá-los
para melhorar a experiência do seu cliente:
Marketing sensorial
Já percebeu no ambiente quando
você entra em determinadas lojas? O cheiro, a música, as cores. Estudos mostram
que os perfumes, por exemplo, são um gatilho poderoso para aguçar memórias, e
os clientes gastam até 15 minutos a mais em lojas que utilizam essa estratégia,
atesta o estudo da Global Wellness Summit.
você entra em determinadas lojas? O cheiro, a música, as cores. Estudos mostram
que os perfumes, por exemplo, são um gatilho poderoso para aguçar memórias, e
os clientes gastam até 15 minutos a mais em lojas que utilizam essa estratégia,
atesta o estudo da Global Wellness Summit.
Tempo de qualidade
Oferecer experiências imersivas é outro método para as marcas estarem mais presentes e com mais qualidade na vida de seus clientes. No verão passado, o fast food Taco Bell criou uma ação com abertura de um hotel “pop up” em Palm Springs. As reservas esgotaram em 2 minutos para a experiência de 4 noites. Tudo era exclusivo: do menu à roupa de banho.
Conexões humanas
Apesar da expansão da inteligência artificial e uso de robôs em lojas para atendimento, as pessoas ainda esperam o diferencial do fator humano. Invista em tecnologia para processos rotineiros e direcione seus funcionários para interagir mais clientes, coletar ideias e feedbacks.
Sendo assim, entender os
principais motivadores emocionais de seus clientes beneficiará diretamente sua
estratégia de vendas, além disso, desencadeará resultados positivos em cada
estrutura do seu negócio.
principais motivadores emocionais de seus clientes beneficiará diretamente sua
estratégia de vendas, além disso, desencadeará resultados positivos em cada
estrutura do seu negócio.