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Conheça sete estratégias para impulsionar suas vendas.

Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Estratégias de vendas

O que faz uma empresa vender mais?

11/10/2023 14:01
Não viva na ilusão do “só irei prosperar nas vendas quando – e se – mais gente quiser comprar ou adquirir meu produto ou serviço”. Isso está fora do seu controle, caro empresário. Sabe, no entanto, o que você pode controlar? A implementação de estratégias de maneira integrada e consistente, como compartilho agora.
Se ainda não sabe do que estou falando, é simples: SEMPRE haverá um público disposto a consumir. O que vai determinar a sua vantagem no mercado é a forma como você se organiza para aproveitar isso.
Seguem sete maneiras mais comuns:
1. Desenvolva e mantenha processos eficientes. Afinal, um dos pilares para o aumento das vendas é garantir que os processos internos sejam eficazes. Isso inclui desde a gestão de estoque até a logística de entrega, independente se seu negócio opera um produto físico ou digital. Processos bem estruturados e desenhados garantem agilidade e qualidade no atendimento ao cliente, o que pode resultar em maior satisfação e, consequentemente, em mais vendas. Melhores processos também geram empresas mais eficientes, permitindo atender mais clientes com menos time e recursos.
2. Aplique tecnologia e ferramentas adequadas. Esta tática pode ser uma grande impulsionadora das vendas. Já investiu em um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management)? Se não, está na hora! Ele permite o acompanhamento detalhado das interações com os clientes, possibilitando a personalização das abordagens e a identificação de oportunidades de venda. E esta é apenas uma das inúmeras tecnologias disponíveis para esse controle de vendas.
3. Invista no treinamento da equipe de vendas. Colaboradores bem treinados têm maior capacidade de argumentação, conhecem melhor os produtos ou serviços oferecidos e conseguem transmitir confiança aos clientes. Além disso, um time bem preparado é capaz de lidar com objeções e transformá-las em oportunidades.
4. Pense a estratégia das suas ofertas. A maneira como os produtos ou serviços são apresentados ao público faz diferença. Se bem pensada e desenvolvida, com diferenciação clara dos benefícios e vantagens, essa estratégia pode atrair a atenção dos consumidores e motivá-los a comprar. Promoções, descontos temporários e pacotes especiais podem ser eficazes nesse sentido.
5. Defina uma precificação estratégica. Definir valores muito altos pode afastar potenciais compradores, enquanto preços muito baixos podem ser interpretados como baixa qualidade. A precificação estratégica leva em consideração os custos, a concorrência e o valor percebido pelo cliente, encontrando um equilíbrio que maximize as vendas e os lucros.
6. Desenvolva e mantenha um relacionamento próximo com o cliente. É essencial para a manutenção de vendas contínuas. Acompanhar o pós-venda, oferecer suporte e ouvir feedbacks constantemente são maneiras de demonstrar interesse genuíno pelo cliente e criar fidelização. Clientes satisfeitos tendem a fazer recomendações e a retornar para futuras compras.
7. Não economize em comissões e reconhecimento. Uma equipe motivada é crucial para alavancar as vendas. Oferecer comissões atrativas e reconhecimento pelo desempenho pode incentivar os vendedores a se esforçarem mais. A competição saudável entre os membros da equipe pode estimular resultados cada vez melhores.
Da otimização dos processos internos até o fortalecimento do relacionamento com o cliente, cada aspecto desempenha um papel fundamental. Se você deseja alcançar resultados mais expressivos e sustentáveis em suas vendas, atente-se a esses processos.
Depois disso, você vai optar por culpabilizar a falta de compradores ou vai movimentar as peças do seu tabuleiro de forma a potencializar suas vendas? A escolha é sua.
Se, hoje, sei de tudo isso é porque, como empresário, também me dei a oportunidade de assumir os erros e transformá-los dentro da minha realidade. Lá no Instagram (@_oayres) ou pelo LinkedIn (oayres), você confere um pouco de como cheguei a essas conclusões e fiz centenas de empresas no mundo transformarem sua jornada.

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