Thumbnail

Freepik.

Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Gestão de pessoas

Gestão de pessoas: demita rápido e contrate devagar

20/10/2023 15:52
Da série ‘erros que cometi e me fizeram prosperar mais tarde’: demorei para demitir muita gente. À primeira vista, pode soar insensível ou até autoritário, mas não me entenda mal.
Não estou falando de demissão em massa, mas de colaboradores que relutei em dispensar, mesmo após todas as evidências de que não poderiam mais colaborar com o desenvolvimento da organização.
A decisão de encerrar o contrato de forma ágil evita desperdício de tempo e recursos, além de impedir que problemas se espalhem para outras áreas.
Se a sua dúvida é como saber identificar a hora certa de dispensar o parceiro de trabalho, eu lhe esclareço por meio de três sinais básicos.
  1. Não agrega mais – habilidades que não atendem às necessidades atuais da empresa, desempenho insatisfatório, falta de comprometimento e proatividade, bem como a não adaptabilidade de um colaborador aos padrões institucionais são pontos importantes a serem analisados. Se mais atrapalha do que ajuda, é hora de repensar em uma substituição.
  2. Desistiu de tentar – manter a prática do diálogo aberto e do feedback ativo é importante, mas é a ação efetiva que faz a diferença. Se não houve mudança diante dos alertas e chances de melhoria, e para você está claro de que não há perspectiva para tal, zero movimentação, é hora de trocar o cartão amarelo pelo vermelho.
  3. Limites de respeito e/ou ética foram ultrapassados – conhecimentos e habilidades são passíveis de treinamento. Valores e princípios, não. Se profissional e empresa não estão alinhados quanto à cultura organizacional, dificilmente a parceria há de prosperar. Há certas coisas para as quais não tenho paciência nem compaixão: é corte imediato, até para dar a mensagem certa ao resto da tropa.
Tenha em mente: manter mais gente do que necessário não é sinônimo de produtividade, ou seja, é preciso que se crie a consciência de quem realmente tem importância dentro da instituição.
Uma folha de pagamento inchada não quer dizer que sua empresa está crescendo. Fique atento e então tome a iniciativa imediata de dizer tchau para o colaborador que não está em consonância com o propósito organizacional. O ideal mesmo é identificar isso no momento da contratação.
Falando em contratação, segue a segunda sugestão deste artigo que você deve anotar para seguir: CONTRATE DEVAGAR.
Isso mesmo! Enquanto a maioria dos empreendedores quer apressar o processo de contratação, acaba tornando este processo pobre, que gera decisões ruins.
Para melhorar o time, a primeira tática é: invista neste processo de seleção e contratação. Porém, saiba dosar a velocidade e os processos para também não empacar demais o progresso das atividades.
Por experiência própria, sei que contratar no Brasil é dispendioso, acredite. Como empresário, não só conheço as altas cargas tributárias, como também sou constantemente ‘golpeado’ por elas. Sem contar a lentidão dos processos, a burocratização, os riscos e outros fatores impactantes.
O que quero frisar aqui, no entanto, é como contratar mal sai mais caro - e isso vai além do financeiro.
Sabe aquele colaborador que você se gabou por conseguir contratar rápido, imaginando ser um ótimo negócio, mas que três meses depois pulou fora, ou pior, que você precisou dispensar por desalinhamento? SAIU CARO! Seu tempo, seu dinheiro, seu risco, sem contar o estresse e a energia desperdiçada.
Definir critérios claros para a contratação e avaliação de desempenho, implementar processos de feedback contínuos para auxiliar no desenvolvimento dos funcionários e estar disposto a tomar decisões difíceis quando necessário fazem parte da boa gestão. Vale a pena levar em consideração também o seu feeling.
Uma empresa feita por profissionais assertivos em posições estratégicas é a chave para o desempenho eficaz dos negócios. Será que vale a pena pensar nisso agora e fazer a máquina girar ou deixar para depois e se lamentar pelos recursos – pessoais e financeiros – gastos? Ajudo você com essas e outras reflexões lá no instagram (@_oayres) e também no LinkedIn (oayres).

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão