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O CRM é uma função do negócio que abrange uma variedade de atividades, desde aquisição e retenção de clientes até a gestão de interações e comunicações com eles. Crédito: Rawpixel / Freepik.

Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Customer Relationship Management

CRM e relacionamento com clientes: você (provavelmente) está fazendo isso errado

06/12/2023 18:33
Essa é pra você que ainda não domina o Customer Relationship Management (CRM): sabia que você está perdendo tempo e oportunidade de enxergar o seu negócio no topo da cadeia de mercado? Te conto o motivo.
Ao contrário do que muitos pensam, o CRM não é (somente) uma ferramenta de software: o CRM é uma função do negócio, que abrange uma variedade de atividades, desde a aquisição e retenção de clientes até a gestão de interações e comunicações com eles.
De fato, existem sistemas e plataformas que armazenam informações detalhadas sobre os clientes, como histórico de compras, interações anteriores e dados demográficos, facilitando o controle e acompanhamento. Mas, antes de tudo, são os processos de relacionamento com o cliente, ainda que sem o apoio de uma ferramenta, que contam no fim do dia.
Um bom CRM é uma das bases para um marketing bem feito, pois os dados obtidos são usados assertivamente para segmentar os clientes e criar estratégias direcionadas. Segundo pesquisas, empresas que adotaram ferramentas de CRM tiveram um aumento nas vendas em 65% e 74% reportaram uma melhoria na comunicação com os seus clientes.
Ao observar o mercado, posso dizer: uma das integrações mais eficazes atualmente é a do CRM com o WhatsApp. Com 120 milhões de usuários ativos no aplicativo de mensagens, o primeiro contato e o follow-up (acompanhamento do cliente) se tornam muito mais eficazes e solidificam a interação com o público.
E sabe a principal vantagem do CRM? A melhoria da fidelização do cliente.
Ao entender suas necessidades, as empresas podem oferecer soluções mais adequadas, o que leva a uma maior satisfação e probabilidade de repetição de compras. Além disso, o CRM permite o acompanhamento das interações ao longo do tempo, permitindo que as empresas identifiquem padrões de comportamento e adaptem suas abordagens de acordo.
Conquistar novos clientes é mais caro do que reter os já existentes. O que você faz para que a primeira venda se transforme em diversas outras?
Pontuo aqui, ainda, outra área-chave do CRM: a automação de processos de negócios. Isso pode incluir a automatização de tarefas de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Ao eliminar tarefas manuais repetitivas, as equipes podem se concentrar em atividades mais estratégicas e de alto valor.
No entanto, o sucesso do CRM depende NÃO APENAS da tecnologia, mas TAMBÉM da cultura organizacional. É fundamental para garantir que todos na organização estejam alinhados com os objetivos do CRM:
  • Adotar uma mentalidade centrada no cliente;
  • Incentivar todos os departamentos a colaborar e compartilhar informações para proporcionar uma experiência contínua;
  • Apostar em uma comunicação interna eficaz.
Embora tudo isso seja muito importante, não esqueça de que as empresas devem garantir que a privacidade do cliente esteja em conformidade com as regulamentações de proteção de dados e devem obter o consentimento adequado para coletar e usar suas informações.
Ao aproveitar dados, tecnologia e estratégia, as empresas podem oferecer experiências personalizadas e impulsionar o crescimento dos negócios. Afinal, não é muito mais fácil traçar estratégias com base no que conhecemos do que no que especulamos?
E se puder te deixar um outro ensinamento é: não caia no comodismo. O CRM é um esforço contínuo que requer comprometimento organizacional e adaptação às mudanças nas expectativas dos clientes e no cenário empresarial.
E você, usa alguma ferramenta aí e quer me contar ou perguntar sobre? Claro, meus canais de comunicação estão sempre abertos para que possamos trocar ideias e experiências. Te vejo lá no Instagram (@_oayres ) ou ainda no LinkedIn (oayres)!

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

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