João Kepler
João Kepler é escritor, educador, anjo-investidor, conferencista, apresentador do programa PIVOTANDO no SBT News. É autor de 11 livros, especialista em nova economia, equity, startups e negócios inovadores. Foi premiado quatro vezes como o Melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. Também foi premiado pelo iBest como Top #1 do Brasil em Economia e Negócios. Kepler ainda é CVO da Bossa Invest - Venture Capital e CEO da Equity Fund - Private Equity.
20 dicas
Pandemia, e não pandemônio: o que fazer para proteger os negócios?
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Mas ainda bem que vivemos em um mundo digital onde podemos fazer muita coisa de forma virtual. Agora que precisamos estar mais afastados fisicamente, temos as ferramentas e plataformas para continuar o relacionamento social, convivência e em muitos casos, até tocar os negócios a distância.
- Ser obstinado na redução de custos nesse momento, reavaliação dos orçamentos, exclusão imediata de itens não essenciais.
- Repensar o planejamento anual para reduzir expectativas.
- Rever projetos, processos e investimentos.
- Cancelar e adiar eventos.
- Postergar ou cancelar fechamento de novos contratos e se possível repactuar os antigos contratos.
- Reduzir momentaneamente salários dos sócios.
- Renegociar com fornecedores, compras e prazo de pagamento.
- Securitizar as dívidas atuais e tentar linhas de crédito mais baratas.
- Focar os investimentos em Marketing Digital, mas apenas no que gera um ROI positivo e mais interessante neste momento.
- Analise quais são os seus produtos e serviços que representam o retorno financeiro mais favorável, melhor margem e invista neles, deixando os demais de lado até a situação voltar a melhorar.
- Focar apenas no essencial e estratégico.
- Conversar com os seus colaboradores e ser transparente em relação a situação.
- Não contratar nesse momento e evitar demitir para não gerar outros encargos e questões burocráticas.
- Promover o trabalho home office do que é possível pelos próximos 15 dias e redistribuir as tarefas. Alertar que isso não é descanso ou férias!
- Para os negócios que precisa de trabalho presencial, como indústrias, transporte, atacado e varejo, desenvolva uma escala, um plantão e até antecipe férias individuais ou coletivas, se conseguir.
- Transferir suas reuniões presenciais para reuniões em plataformas virtuais.
- Evitar expor seus colaboradores a riscos externos.
- Prorrogar viagens dos líderes e colaboradores.
- Tenha calma e paciência para agir da maneira prudente e mais assertiva possível.
- A crise é um excelente momento para pensar inovação simples, basta olhar para onde todos estão olhando e tentar enxergar o que ninguém está vendo. Fique atento as oportunidades.