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Anderson Godz

Desde 2016 Anderson Godz é investidor, conselheiro de administração e advisor para nova economia, projetos e governança corporativa. Autor de livro, criou uma comunidade de governança com mais de 12 mil pessoas. É conselheiro da Gazeta do Povo.

Nova série

Lições do Airbnb para uma crise sem precedentes

13/05/2020 12:15
No último dia 5, em carta endereçada aos colaboradores da empresa, o CEO e cofundador do Airbnb, Brian Chesky anunciou corte de aproximadamente 25% do quadro funcional da companhia. O motivo nos parece óbvio: a crise sem precedentes causada pela pandemia do Covid-19. Além disso, foi divulgado que a perspectiva de receitas da empresa para 2020 é de apenas 50% do que foi alcançado no ano passado.
Por coincidência, nesta semana faz dois anos que estive na sede do Airbnb pela primeira vez. Por isso, escolho a companhia para inaugurar uma nova série desta coluna: trarei, nas próximas semanas, um conjunto de lições sobre superação de crises com base nas mais de 900 startups e empresas joviais cadastradas no movimento #StartupsVsCovid19 e também em scale-ups globais, como o Airbnb. Todas possuem histórias e lições que podem inspirar muitos empreendedores neste momento.
Apesar das notícias a princípio
desanimadoras, a verdade é que a carta de Chesky oferece ao menos três grandes
lições. Muitos dizem que o que está por vir será o “novo normal”. Não importa o
nome. Fato é que, passada a crise do coronavírus, seremos algo diferente do que
somos agora, durante o isolamento social, mas também diferente do que éramos
antes. Quanto e como ninguém sabe ao certo.
Nesta linha, podemos extrair a primeira
lição do Airbnb, que é a de reconhecer a
incerteza
e abrir a guarda. Na carta, o CEO é absolutamente transparente ao
dizer que não tem certeza de quando as pessoas vão voltar a viajar – e,
consequentemente, usar os serviços da empresa. E complementa dizendo que quando
isso acontecer, as viagens certamente serão diferentes do que eram até algumas
semanas atrás. Chesky acredita que as pessoas vão focar o turismo em locais
mais próximos de suas casas, mais seguros e também mais baratos.
Outra lição está ligada a uma volta às origens. “Como aprendi nas últimas oito semanas, uma crise traz clareza sobre o que é realmente importante. Embora tenhamos passado por um furacão, algumas coisas estão mais claras para mim do que nunca”, escreve Chesky.
O que conseguimos extrair daqui é que a crise nos leva a pensar em negócios mais focados e que promovam um retorno às raízes da empresa.
O momento é de back to basics. No caso do Airbnb, a empresa foi fundada com o
propósito de fazer pessoas comuns hospedarem, em suas próprias casas,
viajantes, além de oferecer a estes experiências na localidade. Essa é a raiz
do negócio e é nela que a companhia deve focar daqui para frente, o que
significa que parcerias e investimentos em hotéis e serviços de transporte, por
exemplo, serão reduzidos.
A crise ensina, então, as empresas a manterem-se fiéis aos seus princípios.
Antes de tomar qualquer decisão, o empreendedor deve voltar-se aos valores da
empresa e se perguntar “qual era meu objetivo quando comecei o negócio?”. A
missão e os valores são a verdadeira alma da companhia, e vão guiar o
empresário em momentos nos quais é preciso tomar decisões difíceis.
O tema Princípios é, inclusive, pauta de live que vamos realizar no
dia 19 de maio
, com o objetivo de promover o despertar para a importância do alinhamento
entre sócios de empresas pequenas, médias e startups, bem como os fundamentos
essenciais de uma reação; parece razoável que as pessoas passem a valorizar
mais seu tempo e que empresas reforcem suas missões e tragam o pertencimento para
o centro da questão.
Como última lição, mas não menos
importante, Chesky recomenda: “faça o possível para aqueles que foram
impactados”. Esse ponto é importantíssimo porque se liga à sensibilidade necessária para conduzir o negócio durante esse
período crítico. Mais do que investimentos, softwares e tecnologias, serão as
pessoas que estarão, mais do que nunca, no centro. A sensibilidade para agir
com todos que estão envolvidos com a empresa, tanto os que seguem como os que
deixam a companhia, diz muito sobre como serão os negócios pós-Covid.
Reconhecer a incerteza, voltar às origens
e potencializar a sensibilidade. Parece que essas três lições da carta do
Airbnb têm tudo a ver com o lema da empresa, grafado em uma gigantesca parede
de sua sede em São Francisco: “abra o seu coração e a sua casa”.